(Divulgação)
COLUNA
Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

PSB desfilia deputados, mas direção mantém Iracema Vale filiada

Apesar de ser aliada de frente do governador Carlos Brandão, a presidente da Assembleia Legislativa foi mantida no partido para a composição de um bloco que terá como líder o deputado Othelino Neto.

Ipolítica

Para deixar o PSB, Iracema Vale terá que esperar até março no período da janela partidária
Para deixar o PSB, Iracema Vale terá que esperar até março no período da janela partidária (Reprodução)

SÃO LUÍS - Chamam a atenção as desfiliações de seis deputados estaduais do PSB, partido comandado pela senadora Ana Paula Lobato. Dos que foram “retirados” do partido, todos são da base do governo. Mas o ponto principal foram os nomes que Lobato decidiu deixar no partido mesmo sendo palacianos. Ainda estão no PSB e terem que aguardar a janela partidária para sair da sigla Francisco Nagib, recém voltado para a base governista, e a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale.

Impossível não ser indagado por qual motivo ficaram os dois palacianos. Na primeira resposta dos socialistas (novos e os que já estavam) é que foi uma necessidade de deixar mais dois devido ao regimento interno da Assembleia. Explica-se: o PSB quer formar um bloco e precisa de 11 deputados e assim conseguir ter duas vagas em cada comissão na Casa.

Explicação plausível, mas ainda vem outro questionamento: por que exatamente Nagib e Iracema? No primeiro caso, parece que há um “sentimento” de que Francisco Nagib não voltou totalmente para as garras do Leões. Uma espécie de conversa com os palacianos, mas sem deixar o ninho. Fora que ele votou a favor da candidatura de Othelino Neto, filiado ao PSB e esposo da presidente da legenda, na disputa da Presidência da Assembleia.

E Iracema? Ficou no PSB simplesmente por uma decisão pessoal do marido da presidente do PSB. Othelino além de se filiar ao PSB e montar um bloco, será dele a missão de liderar o bloco. Ou seja, vai ser o líder da presidente da Assembleia Legislativa que venceu dele o disputa após dois turnos empatados. No terceiro turno (no Supremo Tribunal Federal), ela também venceu Othelino.

Há quem até diga que não expulsar Iracema Vale do PSB foi uma jogada político eleitoral da oposição para impedir de ela se filiar ao PT imediatamente. Argumento que não se sustenta porque ela tem dito a aliados que somente se filiará ao partido do presidente Lula após a definição da legenda sobre as eleições aqui no Maranhão.

Mas Vale não é a única mulher desta legislatura na Assembleia a ser “aprisionada” no partido. A deputada Ana do Gás, desde 2023, vem tentando deixar o PCdoB, mas nunca conseguiu. O presidente da sigla, Márcio Jerry, deu carta de anuência para Othelino Neto e negou para Ana do Gás. Jerry preferiu manter a parlamentar (como se de castigo) nos quadros do PCdoB mesmo com as posições políticas opostas.

Em tempo

Foram desfiliados do PSB os deputados Adelmo Soares, Andreia Rezende, Antônio Pereira, Daniella, Davi Brandão e Florêncio Neto.

Foram mantidos Ariston, que votou a favor de Othelino Neto contra Iracema, Francisco Nagib e Iracema Vale.

Chegaram a legenda Othelino Neto e Fernando Braide, que deixam o Solidariedade, e Leandro Bello, que saiu do Podemos.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.