Com decisão judicial, acordo é fechado e PSB libera deputados estaduais
Diração estadual da sigla deu carta de anuência para os nove deputados governistas, incluindo Iracema Vale, após derrota na Justiça.
SÃO LUÍS - Um acordo vai encerrar o imbróglio judicial em torno das expulsões de seis deputados estaduais feita pela direção estadual do PSB. Os parlamentares receberam a carta de anuência da presidente do partido, senadora Ana Paula Lobato, que também liberou a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e os deputados Ariston e Francisco Nagib.
Com isso, o PSB vai se juntar a Federação do PCdoB, PT e PV e formar um bloco com oitro deputados: Othelino Neto, Fernando Braide, Rodrigo Lago, Carlos Lula, Leandro Bello, Ricardo Rios e Ana do Gás. Essa última é da base do governo Carlos Brandão, mas permanece no PCdoB porque o presidente estadual da legenda tem deixado a parlamentar presa como se de castigo estivesse.
Dos nove deputados que agora podem deixar o PSB, sete irão para o MDB e continuam integrando o blocão governista na Assembleia Legislativa. Somente Ariston que decidiu se filiar ao Mobiliza.
O movimento de Othelino era a formação de um novo bloco na Assembleia com 11 deputados para garantir duas vagas nas comissões permanentes. Para isso, a direção estadual o filiou assim como fez com Fernando Braide e Leandro Bello. Expulsou seis deputados e deixou Iracema e mais dois parlamentares presos no PSB tanto para garantir o número mínimo de parlamentares para as vagas nas comissões quanto por motivo pessoal de Othelino Neto contra Iracema Vale.
Os expulsos do PSB conseguiram uma limiar na Justiça para retornarem ao partido com a alegação de que não houve o processo interno para a expulsão. Com isso, um acordo foi proposto porque, ao contrário, Othelino e demais membros da oposição ficariam presos em um bloco com maioria governista.
Apesar da costura ter sido feita rapidamente no Maranhão, a senadora Ana Paula lobato demorou assinar a carta de anuência dos socialista palacianos.
Sem dúvidas, Othelino vai contabilizar mais essa derrota contra a presidente da Casa.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.