SÃO LUÍS - A Receita Federal apreendeu, na manhã desta quarta-feira (4), uma encomenda contendo medicamentos usados para tratamento de diabetes e emagrecimento no terminal de cargas do Aeroporto de São Luís. O valor estimado do material retido é de aproximadamente R$ 264 mil.
Durante a fiscalização, foram encontradas 240 ampolas de tirzepatida, além de 22 canetas de Mounjaro e 12 canetas de retatrutide. Parte dos produtos é indicada para pacientes com diabetes tipo 2, mas também tem sido procurada para controle de peso.
Medicamentos para emagrecimento são apreendidos
As canetas de Mounjaro foram retidas por estarem desacompanhadas de documentação fiscal, o que configura irregularidade no transporte e na comercialização do produto. A ação foi realizada pela Divisão de Vigilância e Repressão da 3ª Região Fiscal (Direp03).
Segundo a Receita Federal, a apreensão foi resultado de trabalho de pesquisa e seleção de encomendas feito pela Direp03. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a comercialização dos medicamentos tirzepatida e retatrutide no Brasil, conforme as Resoluções nº 4.641/2025 e nº 214/2026.
Todo o material apreendido será destruído. Além disso, os responsáveis poderão responder nas esferas civil, penal e tributária.
Saiba Mais
- Polícia apreende quase 3 mil sandálias falsificadas em Timon
- Combustível armazenado de forma irregular é apreendido em São Luís
- Fábrica clandestina de armas artesanais é fechada pela polícia em Timon
- Adolescente é apreendido suspeito de planejar ataques a escolas no MA
- Operação contra fraude em sistema do TJ mira advogados e cumpre ordem judicial em Timon
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.