SÃO LUÍS – O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) rebateu as declarações do prefeito Eduardo Braide (PSD) sobre a recente greve de ônibus na capital e afirmou que a crise no transporte coletivo de São Luís é estrutural, técnica e ainda em curso.
Em nota divulgada à imprensa, o sindicato criticou a afirmação do gestor municipal de que a crise estaria resolvida e disse que esse tipo de narrativa evidencia falhas na fiscalização, na gestão contratual e na garantia do equilíbrio econômico-financeiro do sistema.
SET critica acusações contra empresários
O SET classificou como “graves e inaceitáveis” as acusações genéricas feitas contra empresários do setor, sem apuração técnica ou respaldo de órgãos de controle.
Segundo a entidade, medidas administrativas e jurídicas já estão sendo adotadas para resguardar a integridade institucional do setor e restabelecer a verdade dos fatos.
O sindicato afirmou ainda que a crise no transporte coletivo de São Luís não pode ser solucionada por discursos políticos, mas por gestão técnica, cumprimento contratual e definição clara de responsabilidades entre as partes envolvidas.
Prefeito responsabiliza empresários por greve
De acordo com o chefe do Executivo municipal, a paralisação teria sido uma estratégia para pressionar a Prefeitura a aumentar o valor da tarifa ou do subsídio pago às empresas.
Braide afirmou que empresários teriam atrasado salários e suspendido benefícios de motoristas e cobradores de forma intencional para provocar o movimento paredista.
O prefeito também acusou as empresas de não cumprirem obrigações previstas na licitação do transporte público, como a compra de novos ônibus e a reforma dos terminais de integração.
Saiba Mais
- VÍDEO: ônibus do sistema urbano de São Luís voltam a circular na manhã deste sábado (7)
- Justiça nega pedido do MP para aumentar subsídio do transporte coletivo em São Luís
- Após novo acordo, ônibus do sistema urbano voltarão a circular em SL neste sábado (7)
- MP pede aumento de subsídio do transporte coletivo de São Luís e renovação da frota
- Greve dos rodoviários: sindicato diz que categoria quer trabalhar e aponta entraves para circulação dos ônibus
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.