SÃO LUÍS – Começaram nesse sábado (7) disputas acirradas no Torneio SESI de Robótica – Regional Maranhão, no SESI Clube Araçagi. Além do estado anfitrião, participam competidores do Piauí, Paraná, Paraíba e Alagoas. São 639 estudantes, distribuídos em três modalidades, de olho em uma vaga para a etapa nacional da competição, que reunirá, em São Paulo, as melhores equipes de todo o Brasil. Em sua 7ª temporada do torneio, o SESI Maranhão demonstra que o ensino de robótica é uma ferramenta eficaz de educação para o mundo do trabalho e para a vida.
Edilson Baldez, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e diretor regional do SESI-MA, disse que a robótica é parte essencial do processo de ensino-aprendizagem nas escolas do SESI. “Esse é um caminho para formar alunos que aprendem pela descoberta, com o professor atuando como orientador. O torneio funciona como avaliação prática do desenvolvimento dos estudantes e demonstra que o SESI-MA prepara seus alunos para o mercado de trabalho e para a vida”, falou.
A superintendente regional do SESI-MA, Regina Sodré, ressaltou que a robótica amplia as oportunidades para os estudantes e que em sete anos o torneio já é um evento consolidado que tem a participação de outros estados. “A robótica amplia as oportunidades para os estudantes de uma maneira transformadora e as competências aprendidas podem ser usadas em qualquer área do conhecimento”, destacou.
MODALIDADES
Nesta temporada, cujo tema é ‘UNEARTHED’, estudantes se debruçaram sobre assuntos relacionados à arqueologia. Achados arqueológicos podem colocar luz em muitas descobertas, como idiomas esquecidos no tempo e civilizações antigas. Novas ferramentas para escavar a terra em busca de vestígios do passado, maneiras seguras de transportar os artefatos e formas de identificar o tipo de solo e as técnicas de escavação usando machine learning (aprendizado de máquina) são alguns dos projetos de inovação apresentados pelos alunos no torneio.
Na categoria FIRST LEGO League Challenge (FLL), além de programar robôs feitos com peças de Lego para cumprirem uma missão em apenas dois minutos e meio, as equipes precisam pesquisar para propor soluções para problemas relacionados à temática desta edição.
Na FIRST Tech Challenge (FTC), o desafio passa pela montagem de um robô em formato cúbico medindo 45 cm. Ao invés de uma mesa, como na FLL, na FTC os robôs precisam ser rápidos em uma missão na arena montada no chão. Além disso, as equipes precisam desenvolver projetos de inovação relacionados ao tema. Em 2026, é a primeira vez que o Maranhão realiza a competição na modalidade FTC, que tem crescido em todo o Brasil. Em anos anteriores, os estudantes realizaram apenas demonstrações nessa categoria.
Já a categoria STEM Racing™, antigo F1 in Schools, une engenharia, design e empreendedorismo, além de um projeto social. Com protótipos de miniaturas de carros de Fórmula 1, as equipes precisam vencer uma pista de 20 metros no menor tempo possível. Nessa modalidade, os grupos funcionam como empresas, simulando um ambiente de startup tecnológica.
Waldemar Battaglia, coordenador da STEM Racing no Brasil, destacou com otimismo o Torneio SESI - Regional Maranhão. Ele elogiou o aumento em número e qualidade das equipes, a competitividade acirrada que dificulta definir campeão e vice, e a evolução técnica observada. “Os professores do Maranhão entenderam muito bem como realizar a gestão do projeto com os alunos. E isso faz muita diferença no nível das equipes”, avaliou Waldemar.
O torneio é realizado pelo SESI-MA, entidade do Sistema FIEMA, e pelo SESI Departamento Nacional, com a correalização do SEBRAE Maranhão, STEM Racing e First® Lego® League Challenge. Entre as autoridades, participaram da solenidade de abertura do torneio o coordenador de robótica do IEMA, Fábio Aurélio, representando o governador Carlos Brandão; o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE Maranhão e vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo; Pedro Robson Costa, 1º secretário da FIEMA; diretores da Federação: Leonor de Carvalho, João Batista Rodrigues, Osvaldo Pavão e Adênio Queiroga; Michele Frota, coordenadora regional do IEL-MA; além de Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae, o superintendente regional do Trabalho, Nivaldo Araújo Silva, conselheiro do SESI-MA, a secretária municipal de Educação de Matinha, Jeane Rabelo e gerentes das escolas e unidades do SESI no Maranhão.
Além de competidores da Rede SESI, participam alunos de escolas públicas, privadas e equipes independentes. São patrocinadores do evento a VALE e o Grupo Equatorial, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado. O Sindipan, SESC, Só Saúde, Comarh, M. Dias Branco, Solar e Casa Veneza são apoiadores da iniciativa. As melhores equipes do Torneio SESI de Robótica – Regional Maranhão serão conhecidas amanhã (08/02) e participam em março do Festival SESI de Robótica em São Paulo, etapa nacional da competição.
Saiba Mais
- Torneio SESI de Robótica – Regional Maranhão começa neste sábado (7)
- SESI Folia celebra o carnaval em São Luís
- Diretoria da FIEMA acompanha última edição do ano do SESI Itinerante em Itapecuru-Mirim
- EJA do Sesi: oportunidade e crescimento profissional a trabalhadores da indústria
- SESI Itinerante oferece serviços gratuitos de saúde em Anapurus
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.