temporal

Ventania arrasta tendas e barracas na Avenida Litorânea durante chuva em São Luís

Temporal deste domingo (8) causou danos em estruturas do Carnaval; camarotes institucionais tiveram serviços suspensos, mas trios elétricos seguem

Imirante.com

Atualizada em 08/02/2026 às 16h54
Ventania arrasta tendas e barracas na Avenida Litorânea durante chuva em São Luís.
Ventania arrasta tendas e barracas na Avenida Litorânea durante chuva em São Luís. (Reprodução/Corpo de Bombeiros)

SÃO LUÍS - A ventania registrada durante a forte chuva que atingiu São Luís neste domingo (8) provocou transtornos na Avenida Litorânea, um dos principais pontos de lazer da capital maranhense e palco da programação de Carnaval. Tendas, barracas e outras estruturas montadas na orla foram arrastadas pela força do vento, causando danos materiais e correria entre ambulantes e frequentadores.

De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), a ocorrência foi atendida por volta das 13h26, na região do bairro Olho d’Água. A informação inicial indicava o deslocamento de uma tenda de grande porte, além de estruturas menores. Apesar do susto, não houve registro de pessoas feridas.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que lonas se soltam, barracas são levadas pelo vento e cadeiras espalhadas pela avenida. As imagens foram gravadas por vendedores ambulantes que trabalhavam no local. Em uma das cenas, parte da cobertura de um dos camarotes do Carnaval é arrancada pela ventania. Em outra, a estrutura de uma barraca atravessa a pista arrastada pela chuva.

A precipitação intensa começou ainda durante a madrugada e seguiu ao longo da manhã e parte da tarde, deixando o tempo instável em toda a orla marítima.

Outros pontos de alagamento causados pela chuva foram registrados em São Luís em bairros como Olho d'Água, Cohab e Cidade Operária. No bairro Vicente Fialho, a água da chuva acumulou em uma das ruas do bairro e impediu o tráfego de veículos na área.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma) informou que, por causa dos estragos provocados pelo temporal, os serviços nos camarotes institucionais foram suspensos neste domingo. Apesar disso, a programação musical foi mantida, e as apresentações nos trios elétricos ocorreram normalmente.

INMET emite alerta de chuvas intensas para cidades do Maranhão

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas, com início às 9h58 deste sábado (7), para municípios maranhenses (veja a lista abaixo).

De acordo com o aviso, há previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou até 100 milímetros por dia, acompanhada de ventos fortes, que podem variar entre 60 e 100 km/h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.