Possível surto

Homem sobe em telhado de escola e mobiliza equipes de resgate na Cohab, em São Luís

Segundo a Polícia Militar, homem teria diagnóstico de esquizofrenia e apresentava comportamento agressivo durante a tentativa de resgate.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 22/06/2026 às 08h45
Caso foi registrado nas primeiras horas desta segunda-feira (22). (Foto: reprodução / TV Mirante)
Caso foi registrado nas primeiras horas desta segunda-feira (22). (Foto: reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS – Um paciente psiquiátrico, identificado apenas como Joel, mobilizou equipes da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Corpo de Bombeiros (CBMMA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na manhã desta segunda-feira (22), após subir no telhado do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) Joãosinho Trinta’, no bairro da Cohab, em São Luís.

De acordo com informações da Polícia Militar, a ocorrência teve início por volta das 3h30, quando o homem começou a subir em telhados da região, inclusive de algumas residências. Em seguida, ele se instalou na cobertura da escola e passou a arremessar telhas, algumas delas na direção das equipes que tentavam realizar o resgate.

Resgate mobilizou forças de segurança

O caso exigiu a atuação conjunta de policiais militares e profissionais do Corpo de Bombeiros e Samu, que iniciaram tentativas de retirar o homem do local de forma segura.

Equipes de resgate foram mobilizadas na manhã desta segunda-feira (22) para atender à ocorrência. (Foto: reprodução / TV Mirante)
Equipes de resgate foram mobilizadas na manhã desta segunda-feira (22) para atender à ocorrência. (Foto: reprodução / TV Mirante)

Segundo a PM, esta não seria a primeira vez que as equipes atendem uma ocorrência envolvendo a mesma pessoa. Ainda de acordo com a corporação, o homem teria diagnóstico de esquizofrenia e estaria em surto.

Homem resistia às tentativas de abordagem

De acordo com informações do repórter cinematográfico Juvêncio Martins, da TV Mirante, a principal dificuldade enfrentada pelos agentes era a resistência apresentada pelo homem, que permanecia no telhado e demonstrava comportamento agressivo durante as tentativas de aproximação.

Resgate foi concluído por volta das 07h

“Considerando que o paciente não portava documentos de identificação e apresentava resistência inicial em deixar o local, a equipe utilizou técnicas de negociação, escuta ativa e manejo verbal, reforçando a importância de receber atendimento especializado e garantindo sua segurança. Após longo período de diálogo, o paciente foi convencido a descer voluntariamente do telhado, sem necessidade de emprego de força física ou técnicas de contenção”, afirmou o Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Célio Roberto. 

Após descer do telhado, o homem foi submetido aos cuidados da equipe do SAMU para avaliação médica e posterior encaminhamento à unidade hospitalar competente. 

A ocorrência foi encerrada por volta das 07h, sem registro de lesões ao paciente, aos agentes envolvidos ou aos moradores da região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.