SÃO LUÍS - De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e da administração do Rio Anil Shopping, o princípio de incêndio ocorrido na tarde deste sábado (18) foi causado por uma descarga elétrica. O incidente aconteceu enquanto uma equipe de eletricistas realizava manutenção na rede de energia da garagem do shopping, perto da pista de kart.
Foi confrmado que os curtos-circuitos durante os trabalhos causaram o fogo, que gerou grande quantidade de fumaça no shopping. Um dos eletricistas sofreu queimaduras graves nas costas e foi encaminhado ao hospital, mas seu estado de saúde é estável. Outros dois trabalhadores também precisaram de atendimento médico por causa da inalação de fumaça.
O coronel Célio Roberto, comandante do CBMMA, informou que o shopping foi evacuado rapidamente e que não houve chamas, apenas fumaça. O local permanece interditado temporariamente. “Houve essa explosão, mas não teve nada aberto para manter a chama e ficou só naquilo, ficou energizado. Os bombeiros evacuaram o shopping, que está interditado no momento. Nós vamos fazer agora a parte técnica, avaliando as causas”, comentou o coronel.
A Equatorial Maranhão, responsável pelo fornecimento de energia, foi acionada para desligar a rede elétrica e investigar a falha no sistema. O CBMMA vai apurar as causas do incidente e tomar as medidas administrativas necessárias.
Tumulto no shopping
Alguns clientes relataram que o alarme de incêndio demorou a ser acionado durante o incidente e que foram informados sobre o princípio de incêndio somente por lojistas. Após algum tempo, os seguranças começaram a orientar a evacuação, o que gerou confusão, principamente na retirada dos veículos do estacionamento.
Continua após a publicidade..
Durante a evacuação, alguns clientes ainda enfrentaram filas para pagar o estacionamento e retirar seus carros. O shopping só liberou a saída sem a necessidade de pagamento após alguns minutos. Em nota, o Rio Anil Shopping esclareceu que o problema ocorreu na subestação de energia e que três técnicos ficaram feridos no local.
O Rio Anil Shopping informa que, na tarde de sábado (18), houve uma intercorrência na subestação de energia que abastece o shopping, deixando três técnicos feridos. Todos foram prontamente atendidos e encaminhados ao hospital. Por conta da falta de luz e da fumaça, a brigada realizou a evacuação, inclusive com a liberação das cancelas do estacionamento. Equipes trabalham no local e o shopping será reaberto tão logo seja possível.
Tragédia no Rio Anil Shopping em 2023
O caso ocorrido neste sábado (18) não é o primeiro incêndio que atinge o shopping. Em 7 de março de 2023, as chamas tomaram de conta das salas de cinema da rede Cinesystem, situadas no Rio Anil Shopping, em São Luís. O fogo se espalhou pelo teto, causando o desabamento de partes do forro sobre várias pessoas que assistiam aos filmes.
As vítimas tentaram escapar, mas algumas presas entre os escombros e a fumaça. O incidente resultou na morte de Yasmin Gomes Campos, de 21 anos, e Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos.
Saiba Mais
- Empresas terão que pagar R$ 5 milhões em indenização às vítimas de incêndio no Rio Anil Shopping
- O Rio Anil Shopping reabre as portas ao público
- Deputado diz que shopping e rede de cinemas ainda não identificaram vítimas
- Deputado quer informações dos Bombeiros sobre incêndio em shopping
- Manutenção de teto do Shopping não constava em registro do Crea
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias