VIANA - A Polícia Civil recolheu, na manhã desta segunda-feira (27), um equipamento de espionagem encontrado no gabinete da presidente da Câmara Municipal de Viana, vereadora Lauri France Gomes. O dispositivo estava escondido atrás de um vaso de vidro em uma estante da sala e foi localizado após uma denúncia feita pela própria parlamentar, que é a primeira mulher a presidir a Câmara de Viana após ter sido eleita em 2020 e reeleita em 2024.
Vereadora ouviu barulho em estante e acionou a polícia em Viana
Segundo informações, na última sexta-feira (24), Lauri France Gomes, que integra o Partido Republicano Democrático (PRD), percebeu um barulho estranho vindo da estante e desconfiou de algo incomum. Diante da suspeita, ela acionou imediatamente a polícia, que isolou o local até a manhã seguinte para garantir a preservação da cena. A medida foi tomada para evitar qualquer manipulação indevida do equipamento antes da perícia.
O objeto encontrado consistia em uma caixa preta equipada com dois microfones, um externo e outro interno. A Polícia Civil investiga se o dispositivo transmitia sinais em tempo real para alguém ouvir à distância ou se apenas gravava as conversas realizadas dentro do gabinete da vereadora. O material, junto com o vaso e outros objetos próximos, foi recolhido com luvas, embalado em sacos plásticos e encaminhado ao Instituto de Criminalística, em São Luís, para análise técnica.
Além da coleta, os policiais realizaram uma varredura completa na sala para verificar se havia outros equipamentos ocultos. Um procedimento investigatório já foi instaurado e uma linha de suspeitos está sendo apurada.
Saiba Mais
- Abin: Governo demite servidores presos por espionagem ilegal
- Governo demite servidores da Abin presos por espionagem ilegal
- Comissão de Segurança da Câmara vai ouvir delegados sobre espionagem no MA
- MP-MA oferece denúncia contra coronel da PM por realizar espionagem para Flávio Dino
- Espionagem: novo documento da PM cita coordenador das eleições
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.