BRASIL - Nesta quarta-feira (9) a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruhá, informou que a instituição irá abrir concurso público pela 1ª vez após 15 anos.
O início das inscrições está previsto para o 1º semestre de 2024.
"O concurso já está aprovado pelo governo federal", ressaltou Silvia, ao se referir ao aval que foi dado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para a abertura do edital.
O último concurso da instituição ocorreu em 2009 e, até 2014, o órgão continuou chamando as pessoas que estavam na lista de reserva. "Portanto, faz 10 anos que não temos gente nova na Embrapa", ressaltou.
No total, serão ofertadas 890 vagas, que serão distribuídas entre os próximos quatros anos: 2024, 2025, 2026 e 2027. As novas posições serão para cargos de técnico, analista e pesquisador.
Ainda de acordo com Silvia Massruhá, a abertura de novas vagas é importante após cortes de recursos e desligamentos de funcionários nos últimos anos. A Embrapa é um órgão ligado ao Ministério da Agricultura, que realiza pesquisa para melhorar a produção de alimentos no Brasil.
"A Embrapa teve um programa de demissão voluntária em 2019. Saíram algumas pessoas que já estavam para se aposentar. No total, 1.100 pessoas saíram", destacou.
"A gente está em um momento da Embrapa de transição de gerações. Então é importante a convivência de quem está chegando com quem está saindo", concluiu Silvia.
Saiba Mais
- Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras lança edital de concurso público
- Comissão discute ampliação do cadastro de reserva no concurso da Caixa
- Governo autoriza concurso público para 192 vagas na Polícia Federal
- Concurso dos Correios: edital com convocados será divulgado hoje
- Concurso da Agência Nacional de Mineração está com inscrições abertas; salários chegam a R$ 12 mil
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.