SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão realiza nesta segunda-feira, 07, às quatro da tarde, na quadra coberta do Núcleo de Esportes, o “Encontro de Integração Família-Aluno-UFMA”, evento de recepção aos novos alunos da Universidade. A aula inaugural, com o tema “O papel da família e da Universidade na formação do cidadão”, será ministrada pelo vice-reitor José Américo da Costa Barroqueiro. Na programação, grupos musicais e a participação da banda do 24º Batalhão de Caçadores.
Trabalhar a inserção da família nas ações do aluno dentro da Universidade. Esta é a temática principal do “Encontro de Integração Família-Aluno-UFMA”, realizado pela Universidade para receber os novos acadêmicos. No evento, será destacada a importância da família na formação do universitário. “Nós queremos mostrar que a entrada do aluno na Universidade não significa um rompimento nos compromissos protetores da família. Os pais continuam tendo um papel fundamental no processo de formação profissional dos filhos”, destaca o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Fernando Ramos.
A recepção já é tradicional na UFMA, realizada a cada início de um novo semestre letivo. Desde o ano passado, a cerimônia é realizada uma única vez, no início do ano, com a participação de todos os aprovados, para o primeiro e o segundo semestres, no Vestibular e no Programa de Seleção Gradual (PSG). “Foi uma forma que encontramos para reunir todos os aprovados e fazer um evento maior e mais abrangente. Por essa razão, tivemos o cuidado de enviar convites a todos os alunos, com suas famílias”, revela o pró-reitor.
A abertura do Encontro será feita pelo Grupo de Oração Universitário (GOU). Logo após, o vice-Reitor, professor José Américo da Costa Barroqueiro, ministrará a Aula Inaugural “O papel da família e da Universidade na formação do cidadão”. Seguido à aula, será feita a apresentação do coral Colun Vox, projeto de extensão da UFMA regido por Alberto Dantas.
Para encerrar o evento, o show “MPBach”, com o professor Plínio. “Toda a programação está voltada para a união entre as instituições família e Universidade. O estudante entra cada vez mais jovem na Universidade e a família deve estar consciente de que os alunos necessitam do apoio familiar para o sucesso profissional. Por isso, enfatizaremos que os pais têm livre acesso na UFMA, para acompanhar a formação dos filhos”, finaliza Fernando Ramos.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.