SÃO LUÍS - A União Municipal dos Estudantes Secundarista - UMES - ingressa na justiça nesta quarta-feira, 13, contra a Universidade Federal do Maranhão - UFMA. A decisão foi tomada devido ao aumento das taxas do vestibular tradicional e PSG.
Os representantes da Umes sugerem ao reitor da Ufma, Fernando Ramos a isenção para todos os estudantes comprovadamente carentes. No atual processo para isentar os vestibulando é exigido que a família ganhe até um salário mínimo.
Este critério é rejeitado pela Umes, que propôs ao reitor que este valor seja estendendido às famílias com renda de até dois salários e meio.
O reitor anunciou que irá levar toda as reivindicações ao conselho da Ufma. Quanto a redução da taxa, Ramos afirmou que não poderia ser alterada. "Vamos manter nossa posição inicial e na quarta-feira iremos acionar a justiça", anuncia Penha.
O aumento nas taxas do vestibular 2005 e PSG foi anunciada pela Ufma na semana passada. Com o reajuste de 26% e 25% decidido pelo Conselho Administrativo da Ufma, as taxas dos concursos passam a custar R$ 75 e R$ 38, respectivamente.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.