UFMA: medida que suspende vestibular é temporária

Atualizada em 27/03/2022 às 14h57

SÃO LUÍS - A UFMA (Universidade Federal do Maranhão) suspendeu a realização do próximo vestibular e do PSG (Programa de Seleção Gradual) --que soma a pontuação de estudantes no processo seletivo ao longo dos três anos de ensino médio. Segundo a instituição, trate-se de uma medida temporária.

A decisão é resposta a uma liminar expedida pela Justiça Federal do Maranhão na semana passada, que isenta da taxa de inscrição do vestibular todos os candidatos que tenham estudado em escolas públicas. O pedido foi feito pela Umes (União Municipal de Estudantes Secundaristas) de São Luís (MA).

Antes da medida, a gratuidade das taxas era destinada apenas aos estudantes que a requeressem junto à UFMA e após avaliação criteriosa para concessão do beneficio.

Segundo nota divulgada pela reitoria da UFMA, o vestibular está suspenso até que sejam refeitos os cálculos de custo e a logística do próximo concurso com base na decisão judicial. As inscrições para o vestibular eram de R$ 70 e as do PSG, R$ 38.

A universidade estima que, em média, entre 15 mil e 17 mil alunos se inscrevem no processo seletivo. As inscrições para a próxima prova seriam abertas no dia 29 de outubro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.