SÃO LUÍS - A primeira etapa de provas do vestibular tradicional 2005 da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) será realizada no próximo domingo, das 13h30 às 19h. O Núcleo de Eventos e Concursos da UFMA (NEC) já está finalizando os preparativos para o processo seletivo.
Este ano, houve 12.886 candidatos inscritos, sendo 11.596 pagantes e 1.290 isentos. A segunda etapa acontecerá dia 27 deste mês, das 13h30 às 18h30.
Os locais de prova já foram definidos. Os candidatos se submeterão ao exame no Campus do Bacanga, nos prédios do Centro de Ciências Sociais (CCSo), do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Centro de Ciências Humanas (CCH).
Além desses locais, dois setores da Faculdade Atenas Maranhense (Fama), localizada no Turu, e os colégios Gonçalves Dias (Apeadouro), Bernardo Coelho de Almeida e Centro Educacional Governador Edison Lobão (ambos no Centro), também serão utilizados para a realização do vestibular.
O diretor do NEC, Marcos Figueiredo, disse que, este ano, a UFMA teve dois grandes avanços na qualidade do vestibular. O primeiro deles foi na questão da agilidade das inscrições.
Antes, o candidato enfrentava longas filas, tanto para pagar a taxa no banco quanto para fazer a inscrição na universidade. Agora, com o sistema de inscrição pelos Correios, as longas filas desapareceram e o processo foi mais rápido.
O outro avanço foi na questão da segurança. “Adquirimos equipamentos de rastreamento e revista eletrônicos, o que vai facilitar na identificação de fraudes. Também firmamos parceria com duas empresas de segurança para o dia de realização das provas”, explicou o diretor do NEC.
As provas do PSG III serão realizadas dias 3 e 10 de abril. Foram 8.605 inscritos, sendo 8.379 pagantes e 226 isentos. O PSG II será realizado dia 29 de maio e o PSG I dia 19 de junho. Ontem teve início a entrega dos formulários de isenção para a primeira e segunda etapa do Programa.
Vagas
A UFMA está oferecendo 1.584 vagas, distribuídas em 33 cursos. Serão 1.503 vagas para São Luís e 81 para Imperatriz. As provas serão realizadas na capital e nos municípios de Imperatriz, Codó, Bacabal e Pinheiro.
Na primeira etapa do processo seletivo, os candidatos se submeterão a provas de Conhecimentos Básicos, que terão 60 questões, distribuídas em oito de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, sete de Matemática, seis de Física, Química, Biologia, Geografia e História e cinco de Língua Estrangeira, Filosofia e Artes.
A prova de conhecimentos específicos, destinada somente aos aprovados na primeira etapa do concurso, constará de 16 questões analítico-discursivas, igualmente distribuídas entre as duas disciplinas específicas de cada curso. Além disso, os candidatos também farão uma redação.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.