UFMA realiza hoje primeira etapa de vestibular tradicional com 12.532 inscritos

Provas são aplicadas hoje sob rígido esquema de segurança; 12.532 inscritos concorrem a 1.584 vagas.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h49

SÃO LUÍS - Após um longo período de expectativas de estudantes, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) aplicará hoje, das 13h30 às 19h, as provas da primeira etapa do vestibular tradicional 2005. As provas serão aplicadas em São Luís e no interior. Na capital, os testes serão aplicados no campus do Bacanga na Faculdade Atenas Maranhense (Fama) - Turu, e nas escolas Gonçalves Dias, Bernardo Coelho de Almeida e Cegel. Em Imperatriz, os candidatos farão provas no campus II e na escola Dorgival Pinheiro. Haverá provas também em Codó, Pinheiro e Bacabal. Inscreveram-se no vestibular, 12.532 candidatos.

A segunda etapa de provas será aplicada dia 27. A UFMA oferece 1.584 vagas, sendo 750 para ingresso no primeiro semestre em São Luís e 25 em Imperatriz. Para o segundo semestre, são 753 vagas na capital e 56 em Imperatriz. Os cursos de Medicina, Direito/Imperatriz e Enfermagem são os mais disputados. Os com menor concorrência são Física, Teatro Licenciatura e Química Bacharelado.

Segundo o diretor do Núcleo de Eventos e Concursos (NEC) da UFMA, Marcos Figueiredo, os candidatos devem chegar aos locais de provas com uma hora de antecedência e já informados de seus respectivos pontos onde irão se submeter aos testes.

Figueiredo informa ainda que haverá uma novidade na segurança do vestibular, o uso de equipamentos de rastreamento e revista eletrônicos, uma vez que há uma grande preocupação da equipe organizadora no que diz respeito ao uso fraudulento de equipamentos eletrônicos e portáteis neste tipo de concurso. Ele antecipa que, além da aquisição dos equipamentos, foram contratadas duas empresas privadas de segurança para coibir este tipo de crime.

Quanto ao número de fiscais nas salas de provas, Figueiredo informa que a quantidade dependerá do número de candidatos por sala. Ele destaca ainda que haverá fiscalização rígida aos candidatos que precisarem ir ao banheiro, eles serão revistados manual e eletronicamente. “O acesso aos banheiros será restrito e haverá controle de freqüência, ou seja, os fiscais anotarão o nome daqueles candidatos que forem ao banheiro. Os portões, por sua vez, serão fechados às 13h30 e não haverá tolerância, pois trata-se de uma regra vitalícia do núcleo de concursos”, alerta.

De acordo com Marcos Figueiredo, oito candidatos farão testes de forma especial. Quatro receberão provas com letras ampliadas, um responderá pelo sistema Braille e outro pelo Libras. Um candidato com dificuldade de locomoção, por sua vez, fará teste separadamente e um outro deverá responder aos testes num hospital.

Todos os candidatos, independentemente, devem comparecer aos locais de provas portando carteira de identidade original e confirmação de inscrição expedida pelo NEC.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.