SÃO LUÍS - Foram realizadas ontem à tarde as provas da última fase do vestibular tradicional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Somente 77 candidatos deixaram de fazer os testes e, na lista dos faltosos, 51 eram de São Luís e 26 do interior. Foram realizadas as provas de conhecimento específico de cada área e a redação, que teve como tema central Transporte Público. A universidade prevê a divulgação do resultado do concurso em um mês.
A estudante Sulamita Costa, concorrendo a uma das vagas do curso de Psicologia, ainda chegou a ir ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, mas os portões já estavam fechados. Chorando muito, a candidata explicou que teria se dirigido, inicialmente, ao colégio BCA, onde fez a primeira etapa. Lá, foi informada que era no Cegel. “Nessa escola, disseram que o meu local de provas seria no Centro de Ciências Sociais. Aqui, nesse prédio (CCSo), fui informada que a prova para o meu curso estava sendo feita no Centro de Ciências da Saúde, mas lá o coordenador não deixou eu entrar, pois já estava atrasada”.
Sulamita Costa afirmou que desconhecia o local de prova da segunda etapa do concurso. “A UFMA não informou aos candidatos onde seriam as provas. A universidade divulga os locais somente nos jornais, e eu não tive como ver”, contou a estudante.
O diretor do Núcleo de Eventos e Concursos da UFMA, professor Marcos Figueiredo, disse que as provas transcorreram na mais absoluta tranqüilidade. “Nenhum problema foi registrado. E o número de faltosos está dentro do percentual que já era previsto”, afirmou.
A aplicação das provas começou pontualmente às 13h30, no Campus da UFMA e no Complexo Educacional Governador Edson Lobão (Cegel), localizado na rua Oswaldo Cruz, no Canto da Fabril. No interior, os locais foram os campi de Imperatriz, Bacabal, Pinheiro e no CEM Luzenir Mata Roma, em Codó. Os candidatos tiveram cinco horas para responder as questões, todas de caráter analítico-discursivas.
Especial
Nessa segunda etapa, dois candidatos fizeram as provas de modo especial. Um, do curso de Ciências Contábeis, Fábio André Silva Campos, tem um problema de ‘retinose pigmentar aguda’ e, por isso, teve de responder as provas num monitor de TV. A outra candidata, Adrianne Paulino Costa Santos, na disputa por uma das vagas de Serviço Social, fez uma prova com letras ampliadas, também por motivo de problemas de visão. As provas foram realizadas em duas salas no Núcleo de Eventos e Concursos da universidade.
A previsão da UFMA é que a divulgação do resultado do concurso do vestibular esteja disponível em um mês. Marcos Figueiredo disse que universidade vai trabalhar para isso, “pois queremos dar o resultado o mais rápido possível. E a equipe que corrigirá as redações fará um esforço para que anunciemos o resultado antes desse prazo”.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.