SÃO LUÍS - As provas da primeira etapa do Programa de Acesso Seriado ao Ensino Superior (Pases) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) serão aplicadas hoje e amanhã em 11 municípios do estado, incluindo a capital maranhense.
Os 15.621 candidatos inscritos na Fase Única responderão hoje 63 questões objetivas relativas ao 1º ano do Ensino Médio. Já amanhã, os candidatos da Fase Única e mais 1.817 inscritos na 2ª fase, responderão ao mesmo número de questões relativas ao 2º ano do ensino Médio. Nos dois dias, a aplicação das provas será iniciada às14h e se estenderá até às 18h.
As provas serão realizadas em São Luís, Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú e São Bento. “Na capital, 13 escolas e mais o campus da Uema serão os locais de prova”, destacou o diretor da Divisão de Operação de Concurso e Vestibular (DOVC), José Ribamar Sirqueira.
Segundo ele, o candidato deverá comparecer ao local de prova com antecedência de 30 minutos, portando obrigatória e exclusivamente documento de confirmação expedido pelo DOCV, documento de identificação original com o qual efetuou a inscrição e caneta esferográfica de tinta azul ou preta, escrita grossa. “Seria muito bom para o candidato, a leitura do edital. Isto o ajudaria a saber critérios de avaliação, além de ações permitidas durante as provas”, assinalou.
2ª Etapa
As provas da 2ª Etapa do Pases - que se refere à 3ª Fase e Fase Única - serão dias 29 e 30 deste mês, no horário das 8h às 12h. No primeiro dia, serão aplicadas as provas com 42 questões objetivas de múltipla escolha, exigindo conhecimento das disciplinas da 3ª Série do Ensino Médio, de acordo com cada opção de curso.
Dia 30, serão os testes de produção textual e mais as 14 questões analítico-discursivas dirigidas aos candidatos à Fase Única, com as matérias específicas de cada curso, referentes às três séries do ensino médio. As provas serão realizadas nos campi de São Luís, Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês e Açailândia.
Para realização das provas, foram exigidas a leitura das seguintes obras: 1ª série, “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente; 2ª série, “Os Escravos”, de Castro Alves, e “O Homem”, de Aluísio de Azevedo; para a 3ª série, “O Quinze”, de Raquel de Queiróz.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.