SÃO LUÍS - As inscrições para o vestibular 2006 e PSG da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que deveriam ter iniciadas no último dia 14, ainda estão sem data definida.
Segundo a Assessoria de Comunicação da UFMA, a administração da instituição está aguardando uma decisão judicial, do procurador da República, Juraci Guimarães, a respeito da ação imposta pela Federação dos Estudantes Secundaristas do Maranhão (Fesma), que considerou reduzido o número de isenções oferecidas.
Com esse atraso, os pré-vestibulandos começam a ficar irritados e com dúvidas se o processo seletivo realmente acontecerá.
Hamilton Júnior, 18 anos, está concluindo o ensino médio no Liceu Maranhense. Ele pretende prestar vestibular para Ciências Biológicas e não se conforma com o atraso.
“Essa questão do vestibular tem que ser resolvida logo, pois quem fica prejudicado somos nós. É muito ruim estudar o ano todo e não ter a certeza de quando vai ser o exame”, disse.
A pré-vestibulanda Iranice Lima, 20 anos, tentará uma vaga no curso de Direito pela segunda vez. Ela disse que, por conta do impasse sobre a data das inscrições e a greve dos professores, já está bastante desestimulada.
“Meus pais já querem que eu vá para uma faculdade particular, mas estou resistindo, pois, apesar de todos os problemas, sei da credibilidade de uma instituição federal. O problema é que, desse jeito, vou acabar desistindo”, reclamou.
A greve dos professores já dura 82 dias, sem previsão para término, segundo adiantou o vice-presidente da Associação dos Professores da UFMA (Apruma), Welbson Madeira.
“Estamos com um impasse nas negociações, pois o Governo Federal recusa-se a atender as nossas reivindicações. A proposta que nos apresentaram no dia 21 de outubro foi rejeitada, entramos com uma contraproposta e estamos aguardando”, disse.
Entre as principais reivindicações dos professores federais estão a incorporação das gratificações e o reajuste de 18% para ativos e aposentados.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.