SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) adiou novamente a divulgação da data de inscrições para o vestibular 2006 e PSG (I, II e III). Semana passada, a instituição prometera divulgar o calendário de inscrições sexta-feira. Agora, a entidade assegura que sejam feitas nesta quarta-feira. Enquanto isso, pré-vestibulandos e professores de cursinhos estão indignados e apreensivos quanto ao período dos exames, que pode ser adiado por causa da greve de docentes da universidade.
Nesta segunda-feira, o Núcleo de Eventos e Concursos (NEC), departamento incumbido de executar os seletivos e de elaborar o calendário de inscrições desde sexta-feira, não forneceu nenhuma informação oficial.
Extra-oficialmente, o NEC informou que um calendário de inscrições para o vestibular e PSG, bem como uma possível data para a realização das provas, já foi elaborado, mas precisa ser divulgado pela reitoria da universidade, que deve, ainda, consultar os conselhos superiores, bem como a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve). O reitor Fernando Ramos também não se pronuncia sobre o assunto.
O problema, ainda conforme fontes extra-oficiais da UFMA, leva em conta alguns fatores, como a greve de professores, que já chega os 90 dias, ocasionando, entre outros transtornos, um atraso no término do ano letivo para o Colégio Universitário (Colun), que é a unidade de ensino médio vinculada à instituição, localizado na Vila Palmeira. Se o vestibular acontecer conforme divulgado no primeiro edital, isto é, nos dias 15 e 29 de janeiro, os alunos do Colun poderiam ser prejudicados.
Um outro fator diz respeito a um questionamento da Federação dos Estudantes Secundaristas do Maranhão (Fesma), que, semana passada, solicitou mediação da Procuradoria da República no Estado, pois discordava dos critérios de isenção das taxas do vestibular e PSG. Um Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado entre a UFMA e a Procuradoria, estabelecendo parâmetros para a isenção, mas nada ainda de cronograma de inscrições e aplicação de provas.
Cursinhos
Para o professor Jadiel Hortegal, diretor de curso pré-vestibular, as incertezas da UFMA quanto à divulgação do seu calendário de concursos só geram aflição em professores e alunos. “Os vestibulandos nos questionam sempre”, ressaltou.
O professor também disse que a incerteza na UFMA atinge o cronograma de revisões dos cursinhos, em geral. “Nós havíamos nos programado para que o vestibular acontecesse em 15 e 29 de janeiro, conforme o primeiro edital divulgado. Agora, não sabemos o período de execução dos exames”, disse, referindo-se a transtornos, tanto de âmbito administrativo quando do ponto de vista do estado emocional dos alunos, que precisam rever a sua rotina de estudos e prolongar as revisões.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.