Uema anuncia instalação do curso de Direito em Bacabal

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h27

BACABAL – O município de Bacabal ganhará, a partir do primeiro semestre de 2007, o curso de Direito. Com as normas expressas do edital do Programa de Acesso Seriado ao Ensino Superior (Pases) 2006, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) anunciou a instalação do curso com a abertura de 30 vagas no campus do município.

Com a criação do curso de Direito, a Uema passa agora a oferecer 220 vagas para os estudantes bacabalenses e das cidades vizinhas.

Até a instalação do curso de Direito, a universidade oferecia 20 vagas para o curso de Empresas Rurais e Cooperativas, 30 para Enfermagem bacharelado, 30 para Língua Portuguesa e Literatura, 30 para Magistério do Ensino Médio, 20 para Matemática, 20 para Biologia, 20 para Física e 20 para Química.

Apesar do anúncio do novo curso, o Centro de Estudos Superiores de Bacabal enfrenta muitos problemas. O primeiro deles tem como causa o longo e demorado processo de construção do novo campus.

Quando a universidade se instalou em Bacabal, usava as dependências do Campus Avançado III na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde chegou a construir prédios para o funcionamento dos cursos.

Há cerca de cinco anos o prédio desmoronou e os cursos da Uema passaram a ser ministrados em imóveis alugados em diversos pontos da cidade, sempre distantes uns dos outros. A Prefeitura doou um terreno para a Uema.

A obra se arrasta desde então. Os cursos ainda são ministrados em salas alugadas, em prédios diversos.

A Câmara Federal está analisando o projeto de lei 4645/04, do Senado, que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal de Bacabal (UFBAC), no Maranhão.

Pela proposta, o Executivo poderá transferir para a nova instituição de ensino saldos orçamentários da Universidade Federal do Maranhão, da qual será desmembrada.

O projeto, de autoria do senador João Alberto de Sousa, prevê ainda que a estrutura e as normas de funcionamento da UFBAC serão definidas por meio de estatuto.

A universidade terá como objetivos ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover atividades de extensão universitária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.