Plantão do Vestibular

Denúncias atrasam divulgação do listão da UFMA

Resultado deve sair até sexta feira. A segunda etapa está marcada para o dia 9/4.

Jornal O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h25

SÃO LUÍS - O resultado da primeira etapa do vestibular tradicional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) pode ser divulgado hoje ou até sexta-feira, segundo informou ontem a Assessoria de Comunicação da instituição.

As provas, de acordo com a assessoria, já foram corrigidas, mas a lista com os nomes dos aprovados ainda não teria sido divulgada em função das investigações da Polícia Federal, que apuram denúncias de fraude no seletivo.

Segundo a Assessoria de Comunicação, a questão de número 15 da prova de Matemática foi anulada esta semana pela coordenação do seletivo. A decisão foi tomada depois que o Núcleo de Eventos e Concursos (NEC) recebeu três recursos encaminhados por professores, os quais foram julgados procedentes pela comissão do vestibular.

A Assessoria informou também que o resultado do seletivo já deveria ter sido divulgado. Isto ainda não ocorreu por causa das investigações da Polícia Federal, mas deve acontecer hoje ou até 48 horas antes da segunda etapa do seletivo, marcada para o próximo dia 9, quando serão aplicadas as provas analítico-discursivas específicas de cada curso. Os candidatos terão cinco horas para responder os testes.

Cada prova terá oito questões e, além delas, haverá a prova de Redação. As folhas de teste serão entregues às 13h30 e o gabarito recolhido às 18h30. A UFMA está oferecendo 1.584 vagas, distribuídas entre o primeiro e o segundo semestres. Para o primeiro semestre, estão disponíveis 750 vagas para o campus de São Luís e 25 para o de Imperatriz. Para o segundo semestre, o total de vagas disponíveis é 753 para a capital e 56 para Imperatriz.

Os cursos mais concorridos são Medicina, com 31, 25 candidatos por vaga; Direito (Imperatriz), com 20,43 candidatos por vaga, e Direito Matutino, com 18,7 candidatos por vaga.

Os cursos menos concorridos são Ciências Imobiliárias, com 1,68 candidato por vaga; Química Licenciatura Plena, com 2,07 candidatos por vaga, e Biblioteconomia, com 2,44 candidatos por vaga.

Polícia

De acordo com o superintendente em exercício da Polícia Federal, delegado Marinaldo Moura, até ontem nenhuma prova concreta de que o vestibular tenha sido fraudado foi encontrada, apesar das várias denúncias feitas ao órgão no início desta semana.

Ele disse que as investigações continuam e está sendo dada prioridade máxima para o caso, uma vez que se trata de um assunto que está diretamente relacionado com o futuro de milhares de estudantes.

“Se detectarmos alguma fraude no seletivo, teremos de identificar seus autores para puni-los. Mas, independente das nossas investigações, a direção da UFMA poderá dar prosseguimento ao processo administrativo do seletivo normalmente”, frisou o delegado.

Marinaldo Moura disse ainda que na última quarta-feira reuniu-se com o reitor da universidade, Fernando Ramos, e o vice-reitor, José Américo Barroqueiro, quando foi discutido o processo de investigação. “O reitor veio em busca de algum dado que a polícia pudesse fornecer à universidade, para que a instituição pudesse tomar as medidas administrativas cabíveis”.

Enquanto as investigações prosseguem, o nervosismo vai tomando conta dos candidatos, que estão ansiosos para que a lista dos aprovados seja divulgada. Muita gente torce para que as provas não sejam anuladas.

“É muita espera, por isso nem quero pensar em anulação do vestibular. Seria um prejuízo e um transtorno grande fazer tudo de novo. Nem quero cogitar isto”, disse a estudante Thalita Gomes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.