SÃO LUÍS - A Universidade Estadual do Maranhão encerrou ontem a primeira etapa do vestibular 2006. As provas da segunda etapa ocorrerão nos dias 14 e 15 de Maio, das 14h às 18h.
De acordo com informações da Pró-Reitoria de Graduação-PROG, no segundo dia de prova do Programa de Acesso Seriado ao Ensino Superior–PASES, a UEMA teve 310 faltosos na capital e cerca de 667 faltosos no interior,o que totaliza 977 faltosos em todo o Estado, representando assim 3, 7% de alunos ausentes no segundo dia.Sendo que, os candidatos que faltaram tanto na primeira quanto na segunda etapa do PASES, já estão automaticamente fora da segunda etapa do vestibular.
Neste processo seletivo, estão sendo oferecidas um total de 2.845 (duas mil oitocentos e quarenta e cinco) vagas, sendo 2.635 (duas mil seiscentos e trinta e cinco) para o segundo semestre letivo de 2006 e 210 (duzentos e dez) para o primeiro semestre letivo de 2007, distribuídas nos campi de São Luís, Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Zé Doca, Itapecuru – Mirim, Colinas, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos e Coelho Neto. As provas serão aplicadas também nos municípios de Chapadinha, Barra do Corda, Cururupu, Brejo, Codó e São Bento.
De acordo o Pró-Reitor de Graduação, Raimundo Vale, uma das novidades que a UEMA está implantando neste processo seletivo é a inclusão dos cursos de Engenharia da Computação, Ciências Sociais, que estão entre os mais concorridos; além de Engenharia de Pesca, Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar, todos esses para o campus de São Luís, além do Curso de Direito nos campi de Pedreiras e Bacabal, com início em 2007.
“A oferta desses cursos, bem como a instalação de novos centros, demonstra a preocupação e o compromisso da Universidade em oferecer novas modalidades de graduação, voltadas para atender às demandas da sociedade. É a UEMA, cumprindo o seu papel, no avanço da qualidade de vida da população do Maranhão, contribuindo, desta forma, para o melhoramento do Índice de Desenvolvimento Humano do Maranhão (IDH).”, enfatizou o reitor José Augusto Silva Oliveira.
Um outro progresso significativo para a educação no Maranhão, é a criação de vários Centros de Estudos Superiores no interior do Estado, bem como a abertura de novas vagas e cursos, tais como: Tecnologia da Informação, nos municípios de Colinas, Coelho Neto Pinheiro e São João dos Patos e o Curso de Engenharia Florestal em Coelho Neto, dentre outros.
No campus de São João dos Patos, que também faz parte da série de centros criados na gestão “Mais educação, com mais qualidade”, a assinatura de um convênio que estabelece o sistema de consórcio dos municípios do Médio Sertão Maranhense, estará proporcionando a oferta de 100 vagas, distribuídas nos cursos de Tecnologia da Informação; Ciências Licenciatura, com habilitação em Química e Enfermagem Bacharelado aos candidatos que obrigatoriamente comprovarem domicílio no local onde fizer sua opção de curso. Integram esse grupo ainda os municípios de Barão de Grajaú, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons e Sucupira do Riachão.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.