São Luís - A secretaria Municipal de Administração (Semad) anuncia esta semana as alterações no Edital 010/2006, que regulamenta o concurso público para profissionais da área de Saúde. As alterações ocorrem depois que as direções dos conselhos regionais de Enfermagem, Farmácia, Psicologia e Odontologia impetraram recursos administrativos na Semad e a administração do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA) ingressou na Justiça requerendo a impugnação do edital.
Uma das alterações requeridas pelos conselhos profissionais foi acatada pela Comissão do Concurso e apresentada na semana passada, pelo secretário-adjunto da Semad, José Antônio Fernandes. A mudança será a redução do conteúdo programático da disciplina Matemática. De acordo com a comissão, o conteúdo terá apenas o conteúdo de Matemática Básica e não mais 14 itens programáticos previstos anteriormente.
O concurso oferece 3.014 vagas para cargos de nível superior, médio e fundamental na área da saúde e as inscrições prosseguem até o dia 1º de dezembro. As provas serão aplicadas pelo Instituto Movens.
As alterações propostas pela Comissão de Concursos e que forem atendidas pelos cinco conselhos regionais serão encaminhadas ao Instituto Movens para que faça a modificação no edital.
O presidente do CRM-MA, Abdon Murad, voltou a questionar a decisão da Prefeitura de São Luís de manter no Edital 010/2006 as vagas da especialidade de acupuntura para qualquer profissional da área da saúde e a manutenção da prova de clínica médica para todas as especialidades.
“A questão da acupuntura infringe uma lei municipal e uma determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM). O Edital do concurso não pode manter esta irregularidade. A acupuntura só pode exercida por profissional médico qualificado. O edital não poderia abrir as vagas para todos os profissionais da saúde”, declarou o presidente.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.