UFMA

‘Vestibular não está ameaçado’, garante vice-reitor

Apesar da crise gerada no NEC, direção da UFMA garante que todos os prazos do edital serão cumpridos.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h05

SÃO LUÍS - O vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), José Américo Barroqueiro, afirmou ontem que, apesar dos contratempos, com a mudança da diretoria do Núcleo de Eventos e Concursos (NEC) da instituição, todos os prazos serão cumpridos e o andamento do processo seletivo não será afetado, independentemente de quem estiver ou não na nova diretoria. O vice-reitor informou também que os nomes da nova diretoria do NEC já foram definidos, serão anunciados e tomarão posse hoje às 10h, na Reitoria. As provas da primeira etapa, aplicadas domingo, serão corrigidas a partir de hoje.

Barroqueiro garantiu ainda a divulgação do resultado da primeira etapa de provas para até o dia 13 de abril. A segunda etapa ocorrerá dia 15 de abril. “O vestibular prosseguirá normalmente. Cumpriremos todos os prazos previstos”, garantiu José Américo.

Entretanto, o vice-reitor reconheceu que o pedido de demissão da diretoria do NEC já começou a gerar problemas. A apuração e totalização dos pontos das provas dos candidatos já estão com dois dias de atraso, se comparadas aos anos anteriores – quando a divulgação era feita em até cinco dias após a realização da primeira etapa.

Tanto o diretor-geral do NEC, professor Marcos Valente Arruda Figueiredo, como toda a cúpula do Núcleo pediram demissão dos cargos. O Núcleo é formado pelas seguintes diretorias: acadêmica, financeira, impressão, fiscalização e informática, este é responsável pela totalização dos pontos das provas dos candidatos.

“Não quero arriscar se o resultado vai atrasar. Se a equipe tiver competência, acho que não haverá problemas. Agora, eles terão de correr”, atenuou Marcos Figueiredo. Entretanto, fontes do núcleo especulam que a nova equipe gestora não deve ter um trabalho muito fácil pela frente. “Tivemos mais de 17 mil inscrições e, com essa demanda, sem dúvida, teremos problemas. Além disso, há outro detalhe: “Mesmo que a equipe assuma os trabalhos hoje, precisará de pelo menos dois dias para se adaptar. Ou seja, haverá, sim, atraso na divulgação da lista de aprovados. Mas não acredito que será suficiente para sacrificar a segunda etapa. Agora, de algo eu tenho certeza: para divulgar esse resultado a tempo da realização das novas provas, teremos de trabalhar em dobro”, especulou uma fonte do NEC, que preferiu não se identificar.

Provas

Um outro ponto que pode dificultar a divulgação dos aprovados na primeira etapa são as condições logísticas do próprio NEC. Até ontem pela manhã, por exemplo, as provas dos candidatos de Imperatriz ainda não haviam chegado ao Núcleo de Eventos e Concursos para correção e totalização dos pontos. Além disso, a máquina de conferência dos gabaritos precisava de revisão antes de começar a ser operada. Tanto que foi necessária a chegada de técnicos especializados para fazer a manutenção das máquinas que efetuarão a totalização dos gabaritos dos candidatos. Na melhor das hipóteses, segundo fontes ligadas ao NEC, a correção das provas deve começar somente hoje pela manhã. Vale lembrar que houve casos, em anos anteriores, em que a conferência do gabarito começou ainda na noite da realização das provas.

Oficialmente, o pedido de demissão do então diretor do Núcleo de Eventos e Concursos da UFMA, Marcos Figueiredo, foi aceito somente ontem, apesar da carta de demissão de Figueiredo ter sido encaminhada ao gabinete do reitor Fernando Ramos dia 20 deste mês. A reitoria somente aceitou a demissão de Figueiredo no fim da noite de domingo, ao final da realização da primeira etapa do vestibular, em uma reunião da qual participaram o próprio Figueiredo e o vice-reitor da UFMA, José Américo Barroqueiro. “A situação já estava insustentável e não tinha mais como eu prosseguir, principalmente após os problemas que tivemos nos últimos dias”, explicou Marcos Figueiredo.

A escolha do nome do novo diretor do Núcleo de Eventos e Concursos da UFMA foi marcada por muito mistério. Durante toda a manhã de ontem, o vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão, José Américo Barroqueiro, esteve reunido na reitoria de Recursos Humanos da UFMA, tentando obter informações sobre os possíveis nomes para substituir Marcos Figueiredo. Ainda no fim da manhã, houve outra reunião entre Figueiredo e Barroqueiro, mas, nesse encontro, foram tratados apenas temas “burocráticos” relacionados à real situação do NEC e como o novo diretor encontraria o local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.