SÃO LUÍS - O resultado da primeira etapa do vestibular 2007 da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizado domingo último, deve ser divulgado até a próxima terça-feira, 3 de abril. A informação é do novo diretor do Núcleo de Eventos e Concursos (NEC), Raimundo Luna Neres, que assumiu o cargo ontem pela manhã no lugar do professor Marcos Figueiredo, que estava no cargo desde 2004 e pediu demissão.
De acordo com o professor Raimundo Luna Neres, que é professor do Departamento de Matemática, a leitura dos gabaritos das provas deve começar hoje. Segundo o professor Luna, o tempo de leitura dos gabaritos, correção de possíveis erros, totalização de pontos e tabulação de resultados duram, em média, uma semana. Com isso, há a expectativa de que o listão dos aprovados da primeira etapa seja divulgado segunda ou terça-feira da próxima semana.
Raimundo Luna ressaltou que a celeridade do processo dependerá da estrutura técnica disponível no NEC. Somente para se ter uma idéia, ontem pela manhã, por exemplo, a máquina de leitura ótica dos cartões ainda estava com defeito, mas um técnico vindo de São Paulo já estava resolvendo o problema no fim da manhã.
“Ainda é cedo para darmos um prognóstico preciso sobre a data em que vamos divulgar o listão. Entretanto, pela experiência que temos, acredito que na terça-feira nós já temos condições de dar o resultado. Mas, em um primeiro momento, queremos cumprir o que está determinado no edital”, afirmou o professor Luna. Está previsto no item 7.1 do edital do vestibular da UFMA que o Núcleo de Eventos e Concursos é obrigado a divulgar o resultado da primeira etapa até 48 horas da realização da segunda etapa. “O processo de transição das equipes está sendo tranqüilo até porque o diretor que está deixando o núcleo e o que entrou já trabalharam juntos em outras oportunidades”, disse o vice-reitor da UFMA, José Américo Barroqueiro.
“Nós tivemos o cuidado de buscar uma pessoa com experiência para a função, até porque o vestibular está em curso e seria muito arriscado deixar o NEC na coordenação de alguém sem qualquer experiência de realização de concursos. Resumindo: tivemos que conciliar experiência e competência em um nome apenas”, explicou Barroqueiro.
A escolha do novo diretor do NEC aconteceu na tarde de segunda-feira durante reunião entre José Américo Barroqueiro e representantes da Comissão Permanente de Vestibular (Coopev). Antes de buscar um novo nome para o NEC em regime de urgência, o vice-reitor ainda tentou negociar com o próprio Marcos Figueiredo a sua permanência. Contudo, o diretor alegou que sua permanência era insustentável. A decisão da saída de Figueiredo foi comunicada oficialmente à direção da UFMA dia 19 deste mês, mas somente foi aceita em definitivo no fim da manhã de segunda-feira, em reunião entre ele e o vice-reitor. Todo o processo de negociação com Figueiredo até a escolha do novo diretor do NEC foi coordenado por Barroqueiro.
Transição
O professor Raimundo Luna Neres volta ao Núcleo de Eventos e Concurso após quatro anos afastado. Luna Neres, entre os anos de 1996 e 2003, foi coordenador de provas do NEC e trabalhou com outros diretores como o professor Esnel Fagundes, antecessor de Marcos Figueiredo. Luna, por sinal, também fez parte da equipe de transição durante a transferência de cargo entre Esnel Fagundes e Marcos Figueiredo.
A saída de Figueiredo fez com que outros coordenadores também tivessem a iniciativa de deixar seus cargos. Os diretores de impressão, acadêmico, de finanças, de informática e de fiscalização também deixaram o NEC por iniciativa própria. Luna Neres ressaltou que ainda hoje deverá fazer a nomeação dos demais diretores.
De acordo com o ex-diretor do NEC, Marcos Figueiredo, apesar dos problemas ocorridos nos últimos dois meses, a sua administração foi positiva. Entre os principais avanços, ele citou a informatização do processo de inscrições, a diminuição da quantidade de pessoas envolvidas na elaboração das provas e o equilíbrio financeiro do NEC. “Quando entrei, dificilmente o Núcleo de Eventos e Concursos tinha condições de realizar um seletivo sem prejuízo para a instituição.
Agora, com uma política de austeridade de gastos, conseguimos, ao menos, não precisar de suplementação financeira da UFMA para fazer os concursos”, contou Figueiredo. “Ultimamente, o grande problema que vínhamos enfrentando era a falta de agilidade na liberação dos recursos. Por questões externas, os recursos demoravam a chegar e isso influenciava para o atraso de todo um processo seletivo”, finalizou o ex-diretor do NEC.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.