Antigo provão

Bolsistas do ProUni tiveram as melhores notas no Enade

Atualizada em 27/03/2022 às 14h04

SÃO PAULO - Os alunos beneficiados com bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni ) tiveram as melhores notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2006, o antigo provão.

Um exemplo de aluna bem-sucedida é a estudante Cândida de Oliveira, cuja meta sempre foi estudar e trabalhar para ajudar a família. Ela chegou a adiar os planos de fazer um curso superior porque a mensalidade era muito cara. Há dois anos, ela conseguiu entrar na faculdade, com o ProUni.

O programa dá bolsas de estudo para alunos de famílias pobres que tenham feito ensino médio em escolas públicas ou em escolas particulares com bolsas de estudo.

As bolsas são integrais para alunos de famílias com renda de até R$ 570 por pessoa e parciais para alunos com renda familiar de até R$ 1.140 por pessoa.

O ProUni foi criado há um ano e meio. Os primeiros alunos com bolsas foram avaliados em novembro do ano passado pelo Enade, o exame que substituiu o antigo provão. O resultado oficial só sai em maio. Mas o Ministério da Educação (MEC) já corrigiu as provas dos estudantes das faculdades particulares.

O resultado revela que os alunos do ProUni conseguiram as melhores notas em todas as áreas de ensino avaliadas nas particulares.

No curso de psicologia, por exemplo, os alunos do ProUni conseguiram nota 47,5. Os que não são do programa atingiram 40,8.

No curso de administração, os alunos do ProUni ficaram com nota 40,2. Os alunos sem bolsa obtiveram nota 32,5.

No curso de medicina: alunos com bolsa, nota 36,4; alunos sem bolsa, nota 28,8.

Cândida de Oliveira ficou entre os estudantes com melhores notas.

“É uma soma de esforços, tanto por eu ter a bolsa do ProUni, que é a grande possibilidade, que me permitiu estar fazendo a graduação, quanto de todo o meu esforço no que diz respeito à aprendizagem”, diz a universitária.

Para permanecer com a bolsa do ProUni, durante todo o curso, o estudante tem que ser aprovado em 75% das matérias.

“O aluno sabe perceber uma oportunidade que é oferecida, que não era oferecida no passado, passou a ser oferecida. E ele agarra essa oportunidade com muita energia”, afirma o ministro da Educação Fernando Haddad.

Carlos Egomar Trentini ficou entre os melhores alunos do curso de direito. Como bolsista do ProUni ele diz que se sente na obrigação de estudar mais ainda.

“Eu posso realizar o meu sonho e o sonho da família, que eu vou ser o primeiro da família que vai chegar ao curso superior", diz o estudante.

Informações do G1

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.