SÃO LUÍS - A segunda etapa do vestibular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) será realizada amanhã. Foram aprovados na primeira etapa, 4.863 candidatos. Os testes serão aplicados na capital e nos municípios de Chapadinha, Imperatriz, Codó, Bacabal e Pinheiro, das 13h às 18h. Um contigente de 84 policiais garantirá a segurança do processo seletivo. Cursinhos preparatórios estão ministrando aulas de revisão até de madrugada para garantir o êxito dos alunos.
Desde quando foi divulgado o listão dos aprovados na primeira etapa do vestibular da UFMA, dia 10 último, vestibulandos fazem revisão em regime intensivo na capital. No cursinho preparatório Albert Einstein, desde quarta-feira os alunos têm assistido aula das 7h30 às 12h50, retomando das 14h às 18h e continuando posteriomente das 18h30 às 21h.
Ana Carolina Pires, 17 anos, por exemplo, está prestando vestibular para o curso de Enfermagem e diz que vale a pena o esforço. “Estou estudando de manhã, de tarde e à noite, e vou estudar até o último momento antes da prova. Espero ter a recompensa”, relata ela.
No curso Evolução, mais de 400 alunos estão fazendo revisão para a prova de amanhã. Em alguns dias professores chegaram a dar aula até de madrugada. “As aulas começam às 7h30 e alguns os professores continuam dando aula até 1h ou 2h. É um momento decisivo”, aponta o secretário do curso, Jonh Wayne Araújo.
Para compensar o estresse e a tensão às vésperas da prova, os professores dão algumas dicas para os candidatos se saírem bem na hora do exame. “Ele tem que ter certeza que viu a matéria toda, isso dá segurança. O apoio familiar é fundamental para diminuir o nervosismo. Como a prova é à tarde, a gente recomenda que, durante a manhã, o vestibulando só relaxe e faça alguns alongamentos para agüentar cinco horas de provas”, orienta o professor Marquesluís Lima.
Segurança
Oitenta e quatro homens garantirão a segurança do vestibular em todo o estado, de acordo com diretor do Núcleo de Eventos e Concursos (NEC) da UFMA, Raimundo Luna Neres. O efetivo será composto por homeme que trabalham na área de segurança da própria universidade, Polícia Militar e Polícia Federal. Sessenta e seis policiais farão o policiamento na capital e 18 irão para as cinco cidades do interior onde ocorrerá o seletivo.
Em São Luís, haverá prova no Campus do Bacanga, nos prédios Centro de Ciências Sociais (CSo) e Centro de Ciências Humanas (CCH) e na Faculdade Atenas Maranhense.
Algumas vagas destinadas aos candidatos que estavam concorrendo pelo sistema de cotas não foram preenchidas porque eles não atingiram a marca mínima de 20 questões. De acordo com o edital, estas são automaticamente remanejadas para o sistema de vestibular universal e os excedentes que ocuparão essas vagas serão convocados pela Pró-Reitoria de Ensino.
“Apesar de nem todas as cotas terem sido preenchidas a experiência com cotas foi muito boa para a universidade. Faremos uma avaliação dos prós e contras para as próximas seleções”, afirma o professor Raimundo Luna Neres. Ele informa ainda, que o resultado do Programa de Seleção Gradual III (PSG) deverá ser divulgado até terça-feira.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.