São Luís

Laborarte realiza semana de homenagem à cultura popular

Vídeos, oficinas, homenagens e apresentações de diversos grupos marcam a programação.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h49

SÃO LUÍS - Para comemorar o mês do folclore, o Laborarte realiza a Semana de Arte Popular Nelson Brito, com uma vasta programação em homenagem a grandes mestres da cultura tradicional do Maranhão. A semana teve início na sexta-feira (20). Na quarta e quinta-feira haverá exibição de vídeos, rodas de cacuriá, tambor de crioula e capoeira, carimbo de caixeiras, samba de roda, grupo afrominacriô, grupo bambaê de saias e espetáculo de capoeira. O Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto.

A semana se estende até o próximo domingo (29) e a programação começa todos os dias a partir das 21h. Amanhã, será feita uma homenagem a Dona Teté, além de apresentação do carimbó de caixeiras, bambaê de saias e roda de cacuriá.

Na quinta-feira, o tributo será ao Mestre Felipe e Gonçalinho do Tambor de Crioula. Na sexta-feira, a programação homenageará a capoeira do Mestre Patinho. Durante as atividades serão exibidas diferentes tradições culturais maranhenses. No sábado e domingo, o Laborarte com a comunidade do povoado Una dos Morais realizarão o III Festival de Férias do rio Una com várias ações sociais, culturais e ambientais. Em setembro, o grupo dá início às oficinas de toques de caixa do Divino Espírito Santo, dança contemporânea e capoeira. O Laborarte fica na Rua Jansen Muller, 42, Centro.

No sábado e domingo, a programação ocorrerá no povoado Una dos Morais, em Morros. Serão realizadas, ações sociais, culturais e ambientais. Exibição de vídeos, realização de palestras sobre meio ambiente, shows, serenata, e várias atividades realizadas com a comunidade local.

Homenageado

Teatrólogo e produtor cultural, Nelson Brito (1953-2009) foi coordenador de vários projetos culturais desenvolvidos pelo Laborarte e pela Fundação Municipal de Cultura quando diretor da casa, de 1993 a 1998. Ele também integrou a Diretoria da Confederação Nacional de Teatro Amador (Confenata), assumindo os cargos de Tesoureiro e Diretor Regional, de 1984 a 1989. O Teatro Arthur Azevedo foi dirigido por ele entre os anos de 1987 a 1989.

O diretor foi ainda presidente da Federação de Teatro Amador do Maranhão, em duas gestões: 1984/85 e 1989/90. Ele dirigiu, atuou e produziu vários espetáculos teatrais.

Semana de Arte Popular Nelson Brito

Quando: Até domingo, dia 29 de agosto

Onde: Laborarte (Rua Jansen Muller, Centro)

Entrada Gratuita

Programação

Quarta-feira, 25 de agosto:

- Homenagem a mestra D. Teté;

- Exibição de vídeo;

- Carimbó de caixeiras;

- Bambaê de Saias;

- Roda de Cacuriá.

Quinta-feira, 26 de agosto:

- Homenagem aos mestres de Tambor de Crioula – Mestre Felipe e Gonçalinho;

- Exibição de vídeo;

- Afro Mina Criô;

- Roda de Tambor de Crioula e convidados.

Sexta-Feira, 27 de agosto

- Homenagem ao mestre de Capoeira – Mestre Patinho;

- Exibição de vídeo;

- Roda de Capoeira;

- Samba de Roda;

- Apresentação de espetáculo da capoeira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.