BRASIL - A campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo será conhecida nesta terça-feira (17). A apuração das notas dos desfiles começa às 16h, no Sambódromo do Anhembi, reunindo representantes das escolas, convidados e profissionais da imprensa.
O público poderá acompanhar a leitura ao vivo pela TV Globo, além do streaming no Globoplay e cobertura em tempo real no g1.
Neste ano, o critério de desempate sorteado foi “Fantasia”, enquanto “Evolução” será o primeiro quesito a ter as notas reveladas.
Como funciona a apuração
As avaliações são feitas por quatro jurados em cada um dos nove quesitos. Durante a leitura, a menor nota é descartada, e a soma define a pontuação final das agremiações. As duas escolas com menor total serão rebaixadas ao Grupo de Acesso I em 2027.
A ordem de leitura das notas será:
- Evolução
- Samba-enredo
- Bateria
- Enredo
- Mestre-sala e porta-bandeira
- Alegoria
- Comissão de frente
- Harmonia
- Fantasia
Cada escola inicia o desfile com nota 10 em todos os critérios. A cada décimo perdido, os jurados precisam justificar com base no regulamento, analisando itens como desempenho na avenida, sintonia do canto, criatividade das alegorias, acabamento das fantasias e a integração da bateria com o samba.
Escolas que disputam o título
Participam da apuração as 14 agremiações que desfilaram nas duas noites de festa, entre elas Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Rosas de Ouro, Vai-Vai, Império de Casa Verde e Dragões da Real, que brigam pelo troféu mais cobiçado do carnaval paulistano.
A expectativa é de disputa acirrada até as últimas notas, repetindo o clima de tensão e festa que marca tradicionalmente a tarde de apuração no Anhembi.
Saiba Mais
- Desfiles do Grupo Especial do Rio 2026: veja ordem das escolas desta terça (17) na Marquês de Sapucaí e onde assistir
- Carnaval do Rio 2026: veja a ordem e os enredos da 2ª noite de desfiles do Grupo Especial na Sapucaí
- Forrozão Tropykália encerra a primeira noite de Carnaval em Imperatriz
- Paolla Oliveira brilha como rainha do Bola Preta e celebra liberdade no Carnaval
- Especialistas alertam sobre cuidados para um carnaval seguro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.