SÃO LUÍS - Os grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa aportam em São Luís com o espetáculo "Ubu: o que é bom tem que continuar!". Com duas apresentações gratuitas e oficinas, a atração terá sessões ao ar livre, que acontecerão às 15h do dia 11 de maio, no Parque Botânico da Vale, no bairro do Anjo da Guarda, e às 16h do dia 12, na Praça Nauro Machado, no Centro.
Vinda de Natal, Rio Grande do Norte, a obra chega à cidade dos Azulejos, após rodar parte do Brasil com mais de 50 apresentações. A narrativa do espetáculo parte dos personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra Ubu Rei, de Alfred Jarry, que aposta na ironia para arrancar risos dos espectadores.
Situando-se como uma possível continuação do trabalho de Jarry, o espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!” desloca esses personagens para um país chamado Embustônia, com ares latino-americanos. Mergulhados nesse novo cenário, em meio à influencers e cachos de bananas, Pai Ubu e Mãe Ubu continuarão sua saga alucinada e incansável em busca pelo poder.
O desdobramento da obra potiguar traz características da peça original, recheada de sátira política e de caráter popular. O espetáculo é apresentado ao ar livre e reitera o diálogo diretamente com o público, colocando em cena temas como injustiças sociais e manipulação de informação, pautas atuais e debatidas mundialmente.
A produção da obra se deu a partir da análise do trabalho de bufão, termo referente a uma figura dramática marginalizada da idade média, uma espécie de palhaço grotesco e ao mesmo tempo charmoso, crítico dos setores dominantes da sociedade. Outros referenciais para a construção da obra foram a música composta e executada pelo próprio elenco, e a expressão e potência do teatro popular enquanto espaço coletivo de comunicação, de troca e de construção do pensamento crítico.
O resultado da pesquisa apurada pelos grupos poderá ser experenciada pelos interessados em teatro, por meio da oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”, que será realizada nos dias 13 e 14 de maio, das 9h às 12h, no Parque Botânico da Vale. A iniciativa faz parte do compromisso dos grupos em tornar o teatro acessível a todos.
O que é bom tem que continuar
Se é verdade que o que é bom precisa se espalhar, o espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!” garantirá a alegria e cultura aos moradores da cidade de Açailândia, cidade localizada a 582 quilômetros de São Luís, com a realização de duas apresentações da peça. Quem estiver no município poderá contemplar o espetáculo às 16h do dia 18 de maio, na Quadra de esportes do Assentamento California, e às 16h do dia 19 de maio, na Praça Pioneiro. Além das apresentações, uma oficina acontecerá no dia 17 de maio, das 9h às 12h e da 14h às 17h, no Teatro Municipal de Açailândia.
Todas as apresentações da obra contarão com interpretação em Libras, serviço de audiodescrição e serão realizadas em locais que disponibilizem acessibilidade a pessoas com deficiência motora. As oficinas, por sua vez, contarão com a presença de intérprete em Libras. Não é necessária a retirada de ingressos para as apresentações. Já as inscrições para as oficinas deverão ser feitas pelo link no Instagram.
Saiba Mais
- Biblioteca Pública Benedito Leite promove programação de teatro para crianças
- Festival Palco Giratório abre com musical Leci Brandão
- Os Geraldos e o Cordel do Amor Sem Fim - ou a Flor do Chico em São Luís
- Espetáculo Por Ti Portinari no Maranhão
- Palco Giratório Sesc estreia no Maranhão como festival com 16 dias de programação
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.