(Divulgação)
COLUNA
Prof Michael Amorim
Michael Amorim é professor de filosofia, conferencista, podcaster pai e marido.
Prof Michael Amorim

Desvendando a narrativa iniciática de Os Lusíadas Resumo:

Professor ludovicense lança curso sobre o simbolismo místico nos Lusíadas

Prof Michael Amorim

Em 2024 recorda-se os 500 anos de nascimento de Luís de Camões, o poeta central da cultura de língua portuguesa. No curso online Desvendando a narrativa iniciática dOs Lusíadas, o prof. ludovicense Ricardo de Carvalho aproveita a data para apresentar uma visão mística do seu maior poema. Como o leitor deve ter visto na escola, o épico celebra o império português e a conquista de Vasco da Gama: a chegada à Índia por via marinha circundando a costa da África. Porém, a obra é muito mais que a glorificação do reino.

Camões hoje é atacado por militantes que condenam o projeto colonialista português. O crítico literário norte-americano Harold Bloom chegou a notar o quanto Os Lusíadas soa politicamente incorreto hoje. Porém, ele insiste que sua beleza a põe entre as maiores obras do Ocidente. 

O que torna Os Lusíadas obra mais viva que a produção atual é sua riqueza incomparável de sentidos. A forma com que Camões representou o projeto das navegações numa disputa entre deuses gregos desafiou grandes inteligências nos últimos séculos. Camões pôs os deuses Baco e Vênus a disputar a alma dos portugueses, articulando potências cósmicas para impedir ou ajudá-los a chegar à Índia. Pouco se fala do fundo místico nesse jogo literário, cujo ápice é o escandaloso último canto com o ritual mágico entre homens e ninfas, e a epifania da máquina do mundo. E é disso que Ricardo de Carvalho fala no curso.

Ricardo de Carvalho tem 40 anos e é maranhense, de São Luis do Maranhão. Graduou-se em História pela Universidade Federal do Maranhão, UFMA. Professor e escritor, também atua como tradutor literário. Coordena o Projeto 12Palavras, uma iniciativa virtual recém-lançada nos estudos de imaginário e simbolismo ( Seu site pessoal é https://ricardodecarvalho.com.br/).

Através de Projeto 12Palavras, instituto independente de estudos de simbolismo e imaginário, Ricardo de Carvalho vem analisando o poema enquanto narrativa iniciática, um conceito pensado pelo filósofo Olavo de Carvalho. Dialogando com uma tradição de grandes mentes como as de Jorge de Sena, Ariano Suassuna, Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Vitor Aguiar e Silva, neste curso se procura apresentar uma leitura que, para grande parte do público letrado, é oculta. Um desconhecimento também escandaloso, pois no canto final há uma profecia sobre o destino da nossa cultura.

O curso é online e começou em 14 de maio. No total serão doze aulas semanais de uma hora, no valor de 197,00. O aluno terá direito a um bônus: um minicurso ensinando a vencer dificuldades de leitura com poesia. Neste link há mais detalhes e como se inscrever: https://ricardodecarvalho.com.br/?p=49.

Enfim, uma grata e boa notícia em meio a tanta devastação educacional e cultural em nosso sofrido Estado. Sem dúvidas irei inscrever-me no curso. 

São Luís, Corpus Christi.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.