SÃO LUÍS - Teve início nesta quarta-feira, 18, na Fazenda Sol, a 5 km de Balsas, mais uma edição do Agrobalsas, uma das maiores exposições agropecuárias do Nordeste com foco no agronegócio.
O evento, que se estende até esta sexta-feira, atrai cerca de 10 mil pessoas, anualmente, entre produtores rurais, empresários, investidores e técnicos de diversas áreas.
Presente no local com serviços de uma agência bancária itinerante, o BNB já sinaliza negócios da ordem de R$ 12 milhões somente para investimentos, no âmbito do programa Cresce Nordeste.
Segundo o superintendente do Banco no Maranhão, Isaías Dantas, o grande destaque será o financiamento de máquinas e equipamentos agrícolas, a partir do convênio firmado pelo BNB com as fabricantes AGCO do Brasil (Massey
Ferguson), CNH Latino- americana Ltda. (Fiat) e Jonh Deere. "
O convênio de cooperação técnico-financeira visa mobiliza recursos do FNE para estimular a modernização do setor primário regional, via aquisição e modernização dos equipamentos", disse, explicando que podem ser financiados tratores, implementos, colheitadeiras, máquinas industriais e pulverizadores, dentre outros itens.
O Agrobalsas serve também para disseminar entre os produtores do Estado o que há de mais moderno na agricultura do País e, ao mesmo tempo, divulgar o potencial produtivo e atrair novos investidores para o sul do Maranhão e sudoeste do Piauí.
Com uma produção de 821 mil toneladas de soja na última safra, totalmente direcionada para o mercado internacional, a região de Balsas cada vez concentra mais o agronegócio maranhense, atraindo produtores de várias partes do País, que lá cultivaram cerca de 300 mil hectares no último ano agrícola. A produtividade média na região ficou em torno de 2.600 kg/ha.
Além da soja, a região também está produzindo arroz, milho, feijão, cana e algodão. De acordo com a Comissão Regional de Estatística Agropecuária (Corea), formada por Bancos e empresas envolvidas no ramo do agronegócio, a safra local de 2003/2004 apresentou crescimento de 20% sobre a anterior. A colheita total na área dos cerrados, soja incluída, foi de 1,6 milhão de toneladas, conforme a Comissão.
Para gerente do BNB em Balsas, Márcio Mesquita, a instituição tem "muito a ver com tais resultados e o sucesso do agronegócio na região, pois responde por 80% dos financiamentos rurais". Sua previsão é de que até junho próximo, os investimentos do Banco nos 14 municípios da jurisdição da agência, vão ultrapassar R$ 55 milhões apenas na produção de grãos.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.