SÃO LUÍS - Na segunda-feira (13), o Flamengo bateu o Boca Juniors, por 96 a 61, em partida válida pelo do Grupo B da Champions League Americas (BCLA) de basquete e continua invicto na competição. Com a vitória, o Rubro-Negro garantiu a classificação antecipada para a próxima fase e passa em primeiro lugar novamente. E teve maranhense em quadra pela equipe carioca. O pivô Ruan Miranda entrou em quadra no quinteto ideal do time carioca e fez 10 pontos e pegou três rebotes. Mesmo já garantido naa quartas de final da competição, o Flamengo disputa ainda os jogos da terceira e última janela da competição, em fevereiro. O campeão representará as Américas na Copa Intercontinental da Federação Internacional de Basquete (Fiba), equivalente a um mundial de clubes de basquete, em setembro de 2025.
O time de basquete do Flamengo entrou em quadra na noite da segunda (13), no Panamá, e venceu o Boca Juniors por 96 a 61 na segunda janela do Grupo B da BCLA. Com a vitória, os brasileiros garantiram a classificação antecipada para a próxima fase e avançaram em primeiro lugar novamente. O maranhense Ruan Miranda atuou como titular e foi um dos destaques da vitória rubro-negra, incluisvem, fazendo a cesta que sacramentou o triunfo.
Além do Flamengo, Minas e Franca, trambém classificados, representam o Brasil na competição continental. Champions League reúne 12 times divididos em quatro grupos. O campeão representará as Américas na Copa Intercontinental da Federação Internacional de Basquete (Fiba), equivalente a um mundial de clubes de basquete, em setembro de 2025.
A segunda rodada da fase de grupos prossegue até 18 de janeiro. Pelo regulamento, cada clube participante sedia uma rodada da Champions League em casa. Apenas os dois primeiros colocados em cada chave passam às quartas de final, previstas para março. A partir das semifinais haverá confrontos únicos, em apenas uma sede, que ainda será estabelecida pela Fiba. A decisão do título será em abril.
Quinteto inicial do Flamengo
Alexey; Shaq Johnson; Jordan Williams; Lucas Siewert; Ruan Miranda
Técnico: Gustavo De Conti
Mais sobre Ruan Miranda
Sobrinho da multicampeã Iziane Castro, Ruan Miranda defende o Flamengo pela segunda vez na carreira. O pivô de 23 anos chegou ao Rubro-Negro ainda jovem, após uma rápida passagem pelo time masculino do Sampaio Basquete, e conquistou dois títulos do NBB em 2019 e 2021, além de faturar a Champions League Americas, maior torneio de basquete do continente. Ruan, no entanto, teve pouco espaço na equipe profissional do Flamengo no início da carreira e foi mais acionado em torneios como o Campeonato Brasileiro de Base e a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), principal competição de base da modalidade no país.
Sem espaço no Flamengo, Ruan Miranda foi para o Cerrado Basquete, onde faturou os prêmios de MVP (jogador mais valioso) da LDB e Destaque Jovem da temporada 2022/23. Em seguida, o pivô fechou com o Paulistano, sagrando-se campeão da LDB 2023 e do Campeonato Paulista de Basquete antes de acertar transferência para o Capitanes de Ciudad de México, equipe que disputa a Liga de Desenvolvimento da NBA (G-League). Após uma temporada no Capitanes, Ruan permaneceu no México para disputar a liga local pelo Astros de Jalisco antes de confirmar o retorno ao Flamengo.
Além de se destacar em suas passagens por clubes, Ruan Miranda brilhou ainda em competições pela Seleção Brasileira de Basquete 3x3. O pivô maranhense ajudou o Brasil a conquistar a inédita quarta colocação na Copa do Mundo da modalidade e defendeu o país nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. Já em 2022, no 5x5, Ruan foi campeão do Globl Jam com a Seleção Brasileira Sub-23, sendo titular nas cinco partidas do torneio disputado em Toronto, no Canadá.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.