BELÉM - O Brasil encerrou a penúltima janela FIBA das Eliminatórias da Americup com mais uma grande vitória em Belém, no Pará. Neste domingo (25), a vítima foi o Panamá, com triunfo por 93 a 67 em noite de highlights e festa da torcida paraense, com mais de seis mil pessoas na Arena. O pivô maranhense Ruan Miranda participou da partida, com 04 pontos, 05 rebotes e duas assistências. Já classificada para a Americup, a Seleção volta à quadra em fevereiro do próximo ano, quando enfrenta fora de casa os mesmos Uruguai e Panamá. A Americup 2025 acontece na Nicarágua, em agosto, entre os dias 21 a 30.
Com vários atletas com digito duplo de pontuação, o Brasil teve em Mãozinha o seu grande nome. O ala/pivô terminou o jogo com eficiência de 36, anotando 18 pontos e pegando 13 rebotes.
O jogo também marcou a estreia de Mathias na Seleção principal masculina, batendo um recorde. Aos. 16 anos (completa 17 apenas em 2025), ele é o atleta mais jovem a vestir a camisa do Brasil em um jogo oficial na história. Mathias é atleta do Real Bétis, da Espanha. A Eliminatória da Americup reúne 16 equipes e 12 avançam para a Americup ao fim do torneio. As Seleções foram divididas em quatro grupos com quatro equipes em cada e os três melhores de cada chave se classificam.
Talento maranhense
Sobrinho da multicampeã Iziane Castro, Ruan Miranda defende o Flamengo pela segunda vez na carreira. O pivô de 23 anos chegou ao Rubro-Negro ainda jovem, após uma rápida passagem pelo time masculino do Sampaio Basquete, e conquistou dois títulos do NBB em 2019 e 2021, além de faturar a Champions League Americas, maior torneio de basquete do continente. Ruan, no entanto, teve pouco espaço na equipe profissional do Flamengo no início da carreira e foi mais acionado em torneios como o Campeonato Brasileiro de Base e a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), principal competição de base da modalidade no país.
Sem espaço no Flamengo, Ruan Miranda foi para o Cerrado Basquete, onde faturou os prêmios de MVP (jogador mais valioso) da LDB e Destaque Jovem da temporada 2022/23. Em seguida, o pivô fechou com o Paulistano, sagrando-se campeão da LDB 2023 e do Campeonato Paulista de Basquete antes de acertar transferência para o Capitanes de Ciudad de México, equipe que disputa a Liga de Desenvolvimento da NBA (G-League). Após uma temporada no Capitanes, Ruan permaneceu no México para disputar a liga local pelo Astros de Jalisco antes de confirmar o retorno ao Flamengo.
Além de se destacar em suas passagens por clubes, Ruan Miranda brilhou ainda em competições pela Seleção Brasileira de Basquete 3x3. O pivô maranhense ajudou o Brasil a conquistar a inédita quarta colocação na Copa do Mundo da modalidade e defendeu o país nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. Já em 2022, no 5x5, Ruan foi campeão do Globl Jam com a Seleção Brasileira Sub-23, sendo titular nas cinco partidas do torneio disputado em Toronto, no Canadá.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.