Vitória rubro-negra no Castelão

Flamengo goleia o Bangu em São Luís e encerra jejum no Campeonato Carioca

Contando com mais de 33 mil torcedores no Estádio Castelão, o Rubro-Negro garantiu a sua primeira vitória na temporada de 2025.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 22/01/2025 às 21h14
Com uma grande atuação, o Flamengo goleou o Bangu no Estádio Castelão.
Com uma grande atuação, o Flamengo goleou o Bangu no Estádio Castelão. (Paula Reis / CR Flamengo)

SÃO LUÍS - Encerrando a sua turnê pelo Nordeste no início do Campeonato Carioca, o Flamengo goleou o Bangu por 5 a 0 na noite desta quarta-feira (22), no Estádio Castelão, em São Luís, pela quarta rodada do Estadual. Diante de pouco mais de 33 mil torcedores, o Rubro-Negro empolgou o seu torcedor no Maranhão com uma atuação dominante, garantiu a sua primeira vitória em um jogo oficial em 2025 e apagou a má impressão deixada após a derrota por 2 a 1 para o Nova Iguaçu no último domingo (19), no primeiro dos dois compromissos seguidos na capital maranhense.

Determinado a fazer um bom jogo e corresponder às expectativas da torcida no Estádio Castelão, o Flamengo pressionou o Bangu desde o início e viu sua missão ficar mais fácil após a expulsão do volante alvirrubro Moretti, logo aos nove minutos de partida, após entrada violenta no tornozelo de Rayan Lucas. Com um jogador a mais, o Rubro-Negro demorou a furar a marcação adversária, mas abriu vantagem ainda na primeira etapa, com um gol de Felipe Teresa aos 39 minutos. Já no segundo tempo, o Flamengo deslanchou e transformou a vitória em goleada em menos de 20 minutos, com gols de Wallace Yan, Carlinhos e Guilherme. Com o jogo resolvido, Carlinhos ainda fechou o placar aos 34 minutos e aumentou a festa dos torcedores rubro-negros, que soltaram a voz no Castelão para comemorar a primeira vitória da equipe no Campeonato Carioca.

Em São Luís, o Flamengo atuou com um grupo formado por jovens atletas revelados nas categorias de base e alguns nomes do elenco profissional, já que o regulamento do Campeonato Carioca permite que os clubes poupem seus destaques até a quarta rodada. O elenco principal do Rubro-Negro esteve em pré-temporada nos Estados Unidos, retornou ao Brasil na última segunda-feira (20) e vai começar a jogar pelo Cariocão na próxima rodada.

Com a vitória em São Luís, o Flamengo encerrou um jejum de três jogos sem vitórias no Campeonato Carioca, chegou aos quatro pontos e assumiu provisoriamente o quinto lugar do Estadual. O Rubro-Negro, no entanto, terá que esperar os outros jogos da rodada para saber a sua real posição. Já o Bangu, que tem apenas um ponto e ainda não venceu na temporada, permanece na 12ª e última colocação do Cariocão.

Em seu próximo compromisso no Campeonato Carioca, dessa vez com força máxima, o Flamengo enfrentará o Volta Redonda na tarde deste sábado (25), a partir das 16h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O Bangu, por sua vez, busca reabilitação no Cariocão em duelo contra o Botafogo na noite deste domingo (26), às 18h, no Estádio Nilton Santos.

O jogo

Empurrado pelos mais de 33 mil torcedores no Estádio Castelão, o Flamengo foi para cima do Bangu, que recuou suas linhas para tentar segurar a pressão rubro-negra no início da partida. O Alvirrubro, no entanto, sofreu um duro golpe em suas pretensões com a expulsão do volante Moretti, logo aos nove minutos, após falta violenta no tornozelo de Rayan Lucas. Animado, o Flamengo quase abriu o placar aos 14 minutos: após roubar a bola de Vitinho na saída de bola, Wallace Yan deu um passe na medida para Guilherme, que ficou cara a cara com o goleiro Victor Brasil e mandou a bola na trave. No lance seguinte, aos 15, Lorran aproveitou cobrança de escanteio e acertou um belo chute, obrigando Victor Brasil a fazer uma grande defesa.

Sem diminuir o ritmo, o Flamengo voltou a assustar o Bangu aos 16 minutos: após cobrança de escanteio de Zé Welinton, o zagueiro maranhense Pablo cabeceou firme e acertou o travessão alvirrubro. Já aos 19, Carlinhos deu um belo passe de letra para Lorran chegar chutando da entrada da área, mas o meia rubro-negro não finalizou bem e mandou a bola por cima do gol. Após acumular chances perdidas, o Flamengo passou a valorizar a posse de bola, enquanto o Bangu se fechou todo, esperando um contragolpe para incomodar o adversário.

Com o Flamengo encontrando dificuldades para avançar, o Bangu se soltou um pouco e quase marcou o primeiro gol no Castelão. Aos 38 minutos, Lucas Nathan foi lançado em profundidade por Fabinho Polhão, avançou sozinho e chutou forte, mas Dyogo Alves esticou o pé direito e salvou o Rubro-Negro. O lance acordou o Flamengo, que abriu o placar aos 39 minutos: após cobrança de escanteio do Bangu, Guilherme puxou o contragolpe e lançou Wallace Yan, que aproveitou a saída errada de Victor Brasil e deu um toque na medida para Felipe Teresa, sozinho, marcar o primeiro gol rubro-negro no Castelão. Em meio à festa da torcida, o Flamengo quase ampliou a vantagem com Wallace Yan, aos 41, mas Victor Brasil saiu bem do gol para travar o chute. O Bangu ainda teve uma chance de empatar com Fabinho, aos 43, porém, a finalização passou por cima do gol de Dyogo Alves.

Flamengo deslancha, consegue goleada e faz a festa no Castelão

Disposto a encaminhar a vitória e aumentar a festa da torcida rubro-negra no Castelão, o Flamengo manteve a postura agressiva diante do Bangu, e a iniciativa não demorou a ser recompensada. Aos sete minutos, Felipe Teresa tabelou com Carlinhos, invadiu a grande área e cruzou rasteiro para Wallace Yan marcar o segundo gol do Fla em São Luís. A pressão do Flamengo continuou: Wallace Yan, aos 12 minutos, recebeu cruzamento de Daniel Sales , desviou de cabeça e parou em uma defesa difícil de Victor Brasil. Já aos 15, Guilherme puxou o contragolpe e deu um passe na medida para Carlinhos anotar o terceiro gol do Flamengo.

Mesmo com o jogo sob controle, o Flamengo permaneceu no ataque e chegou ao quarto gol aos 18 minutos: após cruzamento rasteiro de Daniel Sales, Guilherme bateu colocado dentro da grande área e acertou o canto esquerdo de Victor Brasil. Com a goleada confirmada, o Rubro-Negro passou a trocar passes no ataque, diante de um Bangu que pouco incomodava e não tinha mais forças para marcar mais forte.

Depois de um bom tempo tentando encontrar espaços, o Flamengo marcou o quinto gol em São Luís. Aos 34 minutos, Zé Welison cobrou escanteio, Pablo cabeceou para defesa de Victor Brasil, e Carlinhos, atento ao rebote, encheu o pé para balançar as redes pela segunda vez na partida. O Bangu ainda assustou aos 47, em chute de Ruan Carlos que tirou tinta da trave, mas nada que impedisse a grande festa da torcida rubro-negra no Maranhão.

FICHA TÉCNICA

BANGU: Victor Brasil; Vitinho, Kevem, Yuri Garcia e Ítalo; André Castro (Baltoré), Moretti, Raphael Augusto (Franklin) e Lucas Nathan (Léo Guerra); Fabinho Polhão (João Veras) e Rafael Carioca (Ruan Carlos). Técnico: Júnior Martins

FLAMENGO: Dyogo Alves; Daniel Sales, Pablo, Cleiton (Da Mata) e Zé Welinton; Rayan Lucas (Daniel Rogério), Fabiano (Felipe Teresa), Guilherme (Rafael Couto) e Lorran (João Alves); Wallace Yan e Carlinhos. Técnico: Cléber dos Santos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.