ARRAIAL MIRANTE NEWS

Hoje é o Dia do Quadrilheiro Junino

A quadrilha é uma das danças muito presentes no São João

Mirante News FM

Atualizada em 28/06/2024 às 08h02
Jadson Diniz, convidado da edição desta quinta-feira (27) do programa Arraial Mirante News
Jadson Diniz, convidado da edição desta quinta-feira (27) do programa Arraial Mirante News (Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (27), é comemorado o Dia do Quadrilheiro Junino. A quadrilha junina é uma das representações das festividades do mês de junho, que celebram os santos católicos São João, Santo Antônio e São Pedro. A dança é caracterizada por passos marcados, coreografias elaboradas e figurinos coloridos, que remetem ao ambiente rural e caipira.

Existem diversas variações da Quadrilha Junina, que podem variar de acordo com a região do país. Algumas delas incluem a Quadrilha Tradicional, a Quadrilha Estilizada, a Quadrilha Cômica e a Quadrilha Matuta. Cada uma dessas variações possui características específicas, mas todas elas mantêm a essência e a alegria das festas juninas brasileiras.

A quadrilha junina Fogueira Viva existe há 9 anos e este ano tem como tema "Todo mundo canta a sua terra, eu também canto a minha". O grupo tem 80 componentes e está fazendo o São João na capital e no interior do Maranhão.

A Fogueira Viva partiu da iniciativa de moradores da Vila Embratel que decidiram alavancar a cultura popular na região. O grupo é formado por jovens atores que esbanjam talento no tradicional casamento na roça com textos originais, tendo compromisso com o humor saudável dos velhos tempos adaptados à modernidade.

O representante da quadrilha Fogueira Viva, Jadson Diniz, falou sobre esse e outros assuntos na entrevista ao programa Arraial Mirante News, da Rádio Mirante News FM.

"A gente pegou a base da quadrilha Rancho Alegre, uma quadrilha bem tradicional e nós estilizamos, nós transformamos em junina estilizada. E aí é totalmente diferente, o tema é todo ano escolhido, trabalhado, pesquisado, escolhesse o tema e trabalhasse tanto a indumentária quanto as coreografias quanto os cenários em cima disso”, afirmou Jadson Diniz.

Ouça a entrevista na íntegra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.