ATUALIDADES

Entenda a importância da doação de medula óssea

Hematologista foi entrevistada nesta segunda-feira (23) no programa Atualidades

Mirante News FM

Atualizada em 23/12/2024 às 12h07
Gilnara Fontinelle, convidada da edição desta segunda-feira (23) do programa Atualidades
Gilnara Fontinelle, convidada da edição desta segunda-feira (23) do programa Atualidades (Adson Mendes/Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira (23), a hematologista Gilnara Fontinelle foi a entrevistada da Mirante News FM no programa Atualidades. Durante a entrevista, ela falou sobre a importância da doação de medula óssea, destacando como uma pessoa pode se tornar um doador desse tipo de transplante.

“Se a pessoa tiver entre 18 e 35 anos, ela pode se dirigir a um hemocentro e lá vai ser coletado algumas informações sobre a sua saúde, ver se ela tem aptidão para ser doador e a partir daí é tirado um pouco de sangue da periférica do braço, normalmente um sangue, um tubinho pequeno de 5 ml, onde vai ser coletado o HLA. Esse HLA é a genética daquela pessoa para saber se ela é compatível com alguém que precisa do transplante”, afirmou Gilnara Fontinelle.

Constituída por tecido líquido-gelatinoso e encontrada no interior dos ossos, a medula óssea produz os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou células vermelhas, responsáveis pelo transporte do oxigênio na circulação, os leucócitos ou células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, que atuam na coagulação do sangue.

O transplante de medula óssea beneficia pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue, como leucemias e linfomas, além de portadores de aplasia medular, entre outras doenças.

Assista a entrevista:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.