ATUALIDADES

Como se organizar financeiramente para 2025

Economistas falaram sobre o assunto nesta quinta-feira (9) no programa Atualidades

Mirante News FM

Geraldo Carvalho e Wagner Matos, convidados da edição desta quinta-feira (9) do Atualidades
Geraldo Carvalho e Wagner Matos, convidados da edição desta quinta-feira (9) do Atualidades (Adson Mendes/Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (9), os economistas Wagner Matos e Geraldo Carvalho foram os entrevistados da Mirante News FM no programa Atualidades. Durante a entrevista, eles deram dicas sobre como se organizar financeiramente para o ano de 2025.

“Se você é desorganizado financeiramente, você vai ter problema na vida, a vida inteira, porque você vai estar sempre correndo atrás de pagar as contas e realizar seus desejos, né? A coisa mais simples de você fazer é se organizar, pegar uma folha de papel e botar, eu gasto tanto, eu gasto isso com alimentação, isso com aluguel, tanto com lazer, as contas fixas, com água, com energia, isso é um básico, isso é muito simples, você faz só em cinco minutos. Aí você vai ter uma ideia, uma foto, uma foto quase real do que é a sua vida financeira. Aí, sim, você pode tomar decisões em cima daquilo, dessa informação”, destacou Geraldo Carvalho.

“A gente tem que começar pelo básico, listar o que você gasta e o que você recebe. Hoje a gente tem vários aplicativos que você pode estar instalando no seu celular, ele virar automático e aí você tem esse controle e sabe muito bem que tipo de gasto que você está tendo, se é alimentação, se é manutenção de carro, educação, enfim, hoje fica muito mais fácil. Mas lembrando pessoal, a gente sabe que tem esse ano pela frente, que vai ter muita dificuldade e a gente já começa o ano com uma previsão de inflação mais forte, mesmo com reajuste do salário mínimo, a gente tem aí um reajuste de preço bem significativo, principalmente na parte de alimentação, na parte de educação, que envolve agora o material escolar, fardamento, matrículas, mensalidades e isso aí acaba deixando a gente meio preocupado com o início do ano tão puxado assim com essas contas. Aí, além disso, a gente tem os impostos e taxas que também começam nesse início de ano e ainda tem a ressaca das dívidas que a gente deixou aí em cartão de crédito e das festas de final de ano. (1:22) Isso é um ponto interessante”, afirmou Wagner Matos.

Trocar de carro, comprar a casa própria, fazer a viagem dos sonhos, conquistar determinado condição de vida ou simplesmente colocar as contas em dia. Todo mundo tem objetivos que envolvem o dinheiro, e as metas financeiras são importantes para que se possa alcançá-los organizadamente ao longo do tempo.

Antes de definir metas financeiras pessoais, é preciso organizar as finanças – e isso invariavelmente passa pelo controle dos gastos.

Assista a entrevista:

Ouça a entrevista:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.