ATUALIDADES

Como cuidar de plantas em ambientes internos?

Especialistas falaram sobre o assunto nesta quarta-feira (22) no programa Atualidades

Mirante News FM

Atualizada em 22/01/2025 às 12h34
Edder Arrivo e Marcio Melo, convidados da edição desta quarta-feira (22) do programa Atualidades
Edder Arrivo e Marcio Melo, convidados da edição desta quarta-feira (22) do programa Atualidades (Adson Mendes/Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Nesta quarta-feira (22), o paisagista e dono da Plantas SLZ Paisagismo e Jardinagem, Edder Arrivo, e o empresário e dono da Essencial Gestão e Serviços, empresa Especializada em Jardinagem, Paisagismo, Limpeza e Conservação, Marcio Melo foram os entrevistados da Mirante News FM no programa Atualidades. Durante a entrevista, eles falaram sobre o cuidado com as plantas em ambientes internos, como casas e apartamentos.

“Tem uma variedade bastante grande [de plantas], só que é aquela coisa, tem o mito do espaço é o mesmo, dentro de casa tem espaço um pouco mais escuro, um pouco mais úmido, um pouco mais aberto, tem mais luz, tem mais vento, tem pouco vento, então tem que ver essa variabilidade dentro de casa para poder colocar uma planta em algum espaço. Aí tem a costela-de-adão, tem um monte de plantas que são muito adequadas para dentro de casa, tem algumas instalações que são adequadas para dentro de casa, inclusive jabuticabeira, que são plantas frutíferas, que dá para manter dentro de casa em espaços específicos, e mais tudo tem que ser estudado para poder colocar a planta, porque às vezes a pessoa diz, não, eu coloco uma planta lá dentro, mas a planta morre, e continua morrendo mais porque tem a questão de que tem que saber molhar, o tempo de molhação, o tipo de terra, o tipo de estrume que tem que colocar. Então, é um fator bem diferenciado em relação a quando você vai colocar uma planta, porque não é só a planta, é todo um processo para poder colocar a planta. Então, às vezes a pessoa perde muito dinheiro colocando muitas plantas, e às vezes a planta sempre morre”, destacou Edder Arrivo.

“Dentro da nossa realidade hoje, eu particularmente que trabalho com implantação de jardim, eu percebi uma procura muito grande por plantas em ambientes internos, não só ambientes internos, mas muitas pessoas que estão buscando tirar aqueles ambientes de cimento, de calçada e trazer um pouco mais de verde, um gramado, algumas plantinhas para dentro de casa, para dentro do terraço, até mesmo para poder melhorar a questão do calor, que muitas pessoas procuram o verde por conta disso também em residências, em empresas antes, alguns anos atrás, nós não víamos muitas empresas dentro de São Luís com uma jardinagem na frente. Hoje é bem mais fácil a gente olhar, porque eles estão procurando, até mesmo para as empresas, os clientes, as residências, eles estão procurando bastante”, frisou Marcio Melo.

Ser "mãe" ou "pai" de planta, ou seja, cuidar de plantas em casas e apartamentos, pode ser uma atividade extremamente gratificante e relaxante.

Ao trazer o verde para dentro de casa, cria-se um elo especial com a natureza, um compromisso que envolve cuidado, paciência e atenção.

No entanto, essa prática, além de prazerosa, exige conhecimento sobre as necessidades de cada planta, para garantir que ela se desenvolva de forma saudável e harmoniosa no ambiente interno.

Assista a entrevista:

Ouça a entrevista:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.