SÃO LUÍS – Durante o programa Atualidades desta segunda-feira (31) a advogada Clayrtha Gonçalves e o pediatra Eltoncastro Oliveira, destacaram avanços nos estigmas entre pessoas com síndrome de down.
“Tudo começa com o preparo. Você encaminhar essa criança para a equipe multidisciplinar, para o geneticista, cardiopediatra, fonoaudiólogo e para fisioterapia. São pessoas que precisam ser estimuladas. Quando os pais são bem treinados e preparados, eles lutam pela inclusão dos seus filhos e eu tenho observado que isso tem molhado bastante”, disse Eltoncastro Oliveira.
"Falar sobre síndrome de down é falar sobre inclusão, é falar sobre o fim dos estigmas, e o que a legislação quer é justamente acabar com os estigmas e trazer a questão da inclusão para dentro da sociedade. Se não tivéssemos uma sociedade que excluíssem pessoas com deficiência não seria necessária uma legislação. E a legislação vem justamente para colocar como direito fundamental que está na constituição federal", afirmou Clayrtha Gonçalves.
No Brasil, cerca de 270 mil pessoas têm síndrome de Down, uma alteração genética que ocorre em 1 a cada 700 nascimentos. Graças aos avanços da ciência e da inclusão, essas pessoas têm conquistado mais autonomia e qualidade de vida, chegando, cada vez mais, à terceira idade.
Assista.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.