ABRINDO O VERBO

Novembro Azul: foco integral na saúde do homem

Secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, e o urologista Eduardo de Castro reforçam prevenção e importância da atenção básica durante a entrevista ao Abrindo o Verbo.

Mirante News FM

Atualizada em 18/11/2025 às 17h24
Secretário Tiago Fernandes e o urologista, Dr. Eduardo de Castro, durante entrevista ao Abrindo o Verbo.
Secretário Tiago Fernandes e o urologista, Dr. Eduardo de Castro, durante entrevista ao Abrindo o Verbo. (David Bryan / Mirante News)

SÃO LUÍS A Campanha Novembro Azul foca na saúde integral do homem e chama a atenção da população quanto aos cuidados da saúde masculina. Muitos homens ainda evitam ir ao médico por vergonha, medo ou preconceito, mas, isso, na maioria das vezes, pode custa vidas. Nesta terça-feira (18), o secretário estadual da Saúde, Tiago Fernandes, e o urologista Eduardo de Castro, falaram sobre prevenção, diagnóstico precoce e os tabus que ainda afastam os homens dos serviços de saúde durante a entrevista concedida ao programa Abrindo o Verbo, da Mirante News FM.

“Muitos homens se agarram à tradição da masculinidade e acham que não podem cuidar da saúde. Mas prevenção é, na verdade, manter sua fortaleza”, destacou o secretário estadual da Saúde, Tiago Fernandes.

Um dos alertas mais destacados da entrevista foi sobre o câncer de próstata e sobre o câncer de pênis, que possui uma das maiores taxas de incidência no Maranhão e é, em grande parte, evitável com higiene adequada. 

“Água, sabão e um exame de oito segundos podem salvar vidas”, reforçou o Dr. Eduardo. Ele explicou que o toque retal continua sendo essencial: mesmo com PSA e ultrassom normais, 20% dos casos podem passar despercebidos sem o exame.

Assista a entrevista na íntegra.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.