Devido a pandemia provocada pelo novo coronavírus, estamos no segundo ano consecutivo sem São João e os maranhenses andam saudosos da maior e mais tradicional festividade do ano. Pensando nisso, uma artesã local deu um jeito de matar a saudade dos brincantes e das brincadeiras.
A artesã Tilde & Silva trabalha com massa de biscuit há mais de dez anos e, este ano, resolveu trazer peças que contam um pouco mais sobre a cultura e as tradições locais.
"Há mais de 10 anos trabalho com peças esculpidas com a massa de biscuit. No início era tudo uma atividade sem fins lucrativos, com o tempo fui me aperfeiçoando até desenvolver caricaturas personalizadas" afirmou.
As peças surpreendem pela fidelidade das indumentárias utilizadas durante às apresentações de Bumba Meu Boi. Utilizando massa de Biscuit, lantejoulas e muitas fitas, a artesã consegue aproximar a arte da realidade.
Entre as pequenas esculturas já produzidas, destacam-se os caboclos de pena, caboclos de fita, índios e brincantes do Boizinho Barrica. Todo o material produzido tem como inspiração as manifestações culturais maranhenses, com destaque para Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula.
Devido a pandemia, o trabalho de Tilde ficou parado e as exposições presenciais para a venda das peças foram paralisadas. Essas e outras peças estão disponíveis em seu perfil no Instagram.
Saiba Mais
- Bumba Meu Boi da Floresta lança documentário sobre a superação da pandemia
- Morte do boi de Cabaceiras ocorre neste fim de semana em São José de Ribamar
- Baixada ganha projeto Raízes do Bumba-Meu-Boi
- 3º Concurso de Toadas em sotaques da Baixada e Costa de Mão ocorre no dia 29 de julho em São Luís
- Show “Mestras Da Baixada” ocorre hoje no CCVM
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.