Animação

'Divertida Mente 2': Disney teria pedido Riley "menos gay", dizem animadores

Em entrevista, animadores da Pixar relararam pressão da Disney.

Na Mira

Riley de 'Divertida Mente'.
Riley de 'Divertida Mente'. (Foto: Divulgação)

MUNDO - O filme Divertida Mente 2, aclamado como a maior bilheteria do ano e o maior sucesso de animação da história do cinema, tem consolidado mais uma vitória para a Disney e Pixar. No entanto, por trás das telas, a produção enfrentou desafios que vão além do processo criativo e financeiro.

Em uma recente reportagem do IGN, dez animadores envolvidos no projeto revelaram condições de trabalho adversas durante o desenvolvimento do longa, levantando ainda questões sensíveis sobre representatividade e interferências nas decisões criativas. Entre as revelações mais delicadas está a pressão dos executivos da Disney sobre a caracterização da protagonista, Riley.

Segundo as fontes, a empresa teria solicitado mudanças na aparência de Riley, que estava sendo percebida como "muito gay". Ainda que o filme não aborde diretamente a orientação sexual da personagem, especulações do público sobre uma possível trama de autodescoberta ganharam força nas prévias do filme, que mostram Riley entrando na adolescência. Os animadores afirmam que, em certos momentos, a Disney pediu até ajustes na iluminação de algumas cenas para evitar a sugestão de um romance entre Riley e suas colegas do time de hóquei, especialmente a personagem Val.

Apesar das controvérsias, Divertida Mente 2 segue seu caminho de sucesso, com a estreia no Disney+ já confirmada, além do anúncio de uma série derivada prevista para 2025. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.