Cultura maranhense

Exposição “Retratos de Pai Francisco” está aberta para visitação na Biblioteca Pública Benedito Leite

A exposição é de autoria do fotógrafo Tairo Lisboa, e ficará aberta até o dia 30 de julho deste ano.

Na Mira

No ensaio fotográfico, foram selecionadas 12 fotografias etnográficas em Rituais de Matança de 3 tradicionais Bumba Meu Boi do Maranhão.
No ensaio fotográfico, foram selecionadas 12 fotografias etnográficas em Rituais de Matança de 3 tradicionais Bumba Meu Boi do Maranhão. (Divulgação / Tairo Lisboa)

SÃO LUÍS - A exposição “Retratos de Pai Francisco”, do fotógrafo Tairo Lisboa, está aberta para visitação na Biblioteca Pública Benedito Leite, em São Luís. O trabalho multimídia é um ensaio resultante de suas experiências nos tradicionais Rituais de Matanças do Bumba Meu Boi Maranhense, que por meio de fotografia, vídeos e paisagem sonora adentra o “universo místico” do Pai Francisco, personagem do Bumba meu Boi.

A mostra fica em cartaz até o dia 20 de julho. No ensaio fotográfico, foram selecionadas 12 fotografias etnográficas em Rituais de Matança de 3 tradicionais Bumba Meu Boi do Maranhão, começando pelo Boi de Guimarães, em seguida o Boi de Maracanã e o Boi da Pindoba. 

“Este ensaio fotográfico, ‘Retratos de Pai Francisco,’ resulta de vários momentos memoráveis. Ainda consigo lembrar das vibrantes zabumbas, das comidas, do cortejo pelo centro da cidade de Guimarães- MA e também do carinho e acolhimento dos seus brincantes. Já em São Luís, cidade que habito, foTografei na zona rural em 2021, o Boi de Maracanã e o Boi da Pindoba; momentos também memoráveis por se tratar de rituais com uma força espiritual imensurável, mantendo a tradição com muita fé e devoção”, disse Tairo. 

Essa ação também é inclusiva para pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Tendo peças de manequins vestidos como Pai Francisco, com o intuito de possibilitar a experiência tátil de crianças e de pessoas com deficiência visuais.

Tairo Lisboa é  multiartista residente em São Luís (MA). No audiovisual desenvolve trabalhos com filmes etnográficos e experimentais, tendo dirigido o documentário sobre a sambista maranhense Patativa em 2013 e também outro curta metragem intitulado Nambuaçu Promessas são Promessas 2019 e durante a pandemia de Covid 19 realizou o filme experimental Frame Rate.

Colabora com mestre e mestras da cultura popular maranhense, realizando registros etnográfico por meio de fotografias e vídeo colaborando para difusão de seus trabalhos no cenário cultural.

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