SÃO LUÍS - O mês de outubro ficou marcado por diversos eventos em São Luís e nas cidades do interior. Na Mira preparou uma retrospectiva para que você relembre alguns momentos.
Companhia Barrica retoma apresentações itinerantes pelo interior maranhense
Depois do sucesso da viagem à Europa, onde participou de dois festivais na Espanha, a Companhia Barrica do Maranhão levou sua alegria contagiante ao interior maranhense no mês de outubro, mais precisamente aos municípios de Açailândia e Vitória do Mearim.
Dentro do projeto ‘Andanças, Fulgores e Vivas', a trupe desembarcou dia 18 em Açailândia para uma apresentação, na Praça do Pioneiro. No dia seguinte, seguiu para Vitória do Mearim para um encontro animado com a população, na Praça Rio Branco.
A iniciativa contou com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio do Laboratório Cedro e apoio cultural da Via Mundo Intercâmbio & Turismo e das prefeituras das duas cidades. A realização é do Ministério da Cultura/Governo Federal.
Fundação da Memória Republicana Brasileira inaugura sala multimídia “Saraminda”
Foi inaugurado, no Convento das Mercês (Desterro), o mais novo espaço do museu Memorial José Sarney. Trata-se da sala multimídia Saraminda, que coaduna com o processo de modernização dos salões já existentes, contemplando mudanças a fim de promover acessibilidade e integração entre os diferentes tipos de acervo.
O momento marcou uma nova fase da instituição, com a inclusão de novos e modernos ambientes, além de experiências imersivas que, por meio de recursos tecnológicos, despertam reflexões fundamentais sobre a história nacional.
Entre as novidades, a repaginação do Salão da República, com uma exposição rica e detalhada em que o público revisita as mais diversas transformações políticas e históricas do Brasil.
Maranhão é exemplo em livro sobre educação pública
O Instituto Positivo lançou, em outubro, o livro “Transição de Gestão na Secretaria de Educação”, com recomendações para evitar a descontinuidade administrativa na esfera educacional.
Trata-se de obra escrita pelo doutorando em Políticas Educacionais, Carlos Eduardo Sanches, pelo presidente do Instituto Rui Barbosa e corregedor do Tribunal de Contas do Ceará, Edilberto Carlos Pontes Lima, e pela doutora em Educação, Maíra Weber, com prefácio do doutor em Ciências Políticas, professor e pesquisador da FGV-SP, Fernando Abrucio.
Organizada pelo Instituto Positivo, uma instituição sem fins lucrativos mantida pelo Grupo Positivo, e pela Rede de Arranjos de Desenvolvimento da Educação do Brasil — grupo que reúne educadores e Dirigentes Municipais de Educação que lideram os Arranjos de Desenvolvimento do Brasil (ADEs) —, em parceria com o Instituto Rui Barbosa, a casa do conhecimento dos Tribunais de Contas, a obra contou com o apoio da Aprende Brasil Educação.
Paolo Ravley divulga novo álbum
Um dos grandes talentos maranhenses, o cantor e compositor Paolo Ravley divulgou seu novo álbum, intitulado “O Apelo”, reunindo dez canções.
O projeto uniu elementos eletrônicos e orgânicos, mantendo a assinatura do artista desde o disco de estreia, “Mundos”. A proposta traz, agora, altos e baixos sobre perdas, vivência e volta por cima.
“O Apelo” foi dividido em dois atos, em uma homenagem à mãe do artista. Começa com um dos carros-chefes do álbum, com direito a videoclipe gravado em um manoir, na região francesa da Picardia, dirigido por Francisco Júnior. A faixa, que tem o mesmo nome do disco , é puro sentimento em forma de música.
Expo Favela será realizada nos dias 21 e 22 de novembro
O Grupo Mirante e a Cufa se uniram para mais uma edição da Expo Favela, evento realizado nos dias 20 e 21 de novembro, no Multicenter Sebrae (Cohafuma).
Organizada pelo grupo Favela Holding, com a parceria social da Central Única das Favelas (CUFA), a iniciativa objetivou incentivar o empreendedorismo e promover cursos e capacitação.
Durante a feira, os empreendedores das comunidades do Maranhão poderam se socializar e comercializar seus produtos, promovendo um intercâmbio social, incentivando o empreendedorismo dentro das favelas e periferias, além da educação financeira.
Saiba Mais
- Vereadores começam a 'bater ponto': veja como foi o mês de dezembro na política
- Agente da SMTT atropelado, falso médico condenado, artista de circo vítima de estupro volta a se apresentar: veja como foi o mês de dezembro
- Rayssa Leal no topo do mundo e maranhenses brilhando no Prêmio Brasil Olímpico: confira os destaques de dezembro no esporte
- Acidente em SP, morte professor Junerlei, estupro em circo: veja como foi o mês de novembro
- Brasil nos Lençóis Maranhenses e Gabriel Medina na pororoca: veja como foi o esporte em novembro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.