SÃO LUÍS - O mês de novembro ficou marcado por diversos eventos marcantes. Na Mira preparou uma retrospectiva para que você relembre alguns momentos.
Thaynara OG reforça pluralidade cultural da região Nordeste
A maranhense Thaynara OG reforçou a pluralidade cultural da região Nordeste durante uma entrevista concedida à apresentadora Cissa Guimarães, no programa Sem Censura, da TV Brasil.
A influenciadora digital responsável por realizar uma das mais famosas festas em homenagem à cultura nordestina do Brasil, o São João da Thay, criticou a visão “singular” com a qual o Nordeste brasileiro costuma ser tratado, lembrando que a região é composta por nove estados, cada um com sua riqueza e diversidade.
Thaynara ressaltou que sua missão no mundo digital é ampliar a representatividade nordestina e valorizar as diferenças culturais, reforçando a identidade do Nordeste.
Maranhense conquista cinco insígnias em Harvard
Em um grande feito para um maranhense, Kenneson Lima conquistou cinco distinções durante passagem pela Universidade de Harvard. A notícia, que repercutiu nos meios empresariais e acadêmicos, colocou em evidência o talento e a dedicação do profissional maranhense.
Kenneson Lima, especialista em Direito Econômico e consultor, ingressou em Harvard para aprimorar conhecimentos e aprofundar pesquisas na área de Business to Business. Durante a jornada, ele se destacou em diversos aspectos, conquistando as seguintes distinções: Negotiating, Finance Essentials, Performance Measurement, Marketing Essentials and Business Case Development.
Na trajetória profissional, além de Certificado de Honra ao Mérito por destaque em Congresso Internacional, soma mais de 100 mil/h em atividades, tais como publicações de artigos, apresentações de trabalhos, produções técnicas, aprovações em concursos públicos, participações em mesas redondas, programas/comentários na mídia, palestras etc. Os dados completos podem ser verificados na Plataforma Lattes.
Encerrado projeto 'Ler é viver' na zona rural
Conscientização, aprendizado e diversão marcaram o encerramento do projeto ‘Ler é Viver’, na União dos Moradores da Vila Maruai, após um ano de atividades na zona rural de São Luís.
No mês da Consciência Negra, a programação “Leitura e Ancestralidade Africana” movimentou a comunidade com atividades lúdicas diversas, obtendo a aprovação dos moradores.
A felicidade e a participação das crianças marcaram todas as edições do projeto. A estudante Keiliane dos Santos, de 12 anos, participou de todas as edições da ação na comunidade. “Acho legal por causa da leitura, porque a gente tem contato com livro só na escola, às vezes, na biblioteca”, disse.
Paula Nordestina canta em programa de Frank Aguiar
A cantora maranhense Paula Nordestina foi recebida por Frank Aguiar no programa ‘Aqui Tem Nordeste’, da TV Aparecida, no dia 19 de novembro. Paula animou a noite e ainda entregou ao apresentador um boizinho e outros souvenirs que remetem ao Maranhão.
Cantora e compositora, Paula Nordestina é embaixadora do festival Viva Gonzagão. Em 2023, ela lançou seu primeiro álbum, intitulado ‘Toca Um Forrózin’, composto por nove faixas com letras românticas e ritmos vibrantes, refletindo a autenticidade da cultura nordestina.
As maiores inspirações na carreira de Paula são grandes nomes do forró e do Maranhão, como João do Vale, Luiz Gonzaga, Marinês e Alcione. A artista vem se destacando há anos na vertente do xote, baião e pé de serra.
Maranhão faz bonito em festival de coros na Paraíba
O Maranhão fez bonito na 22ª edição do Festival Paraibano de Coros (Fepac), que acontece até este domingo (24), em João Pessoa (PB), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego.
O estado foi representado pelo Coral Vozes da Unabi, ligado ao Programa Universidade Aberta Intergeracional (Unabi), da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Os coralistas se apresentaram no dia 20 e levaram músicas emblemáticas do cancioneiro maranhense, incluindo compositores como João do Vale. O coral, criado em 2016, é regido pelo maestro Chico Newman e coordenado pela professora Efigênia Magda Vieira. O grupo tem se destacado como uma iniciativa que alia música, inclusão social e promoção do bem-estar.
Saiba Mais
- Agente da SMTT atropelado, falso médico condenado, artista de circo vítima de estupro volta a se apresentar: veja como foi o mês de dezembro
- Rayssa Leal no topo do mundo e maranhenses brilhando no Prêmio Brasil Olímpico: confira os destaques de dezembro no esporte
- Vereadores começam a 'bater ponto': veja como foi o mês de dezembro na política
- Brasil nos Lençóis Maranhenses e Gabriel Medina na pororoca: veja como foi o esporte em novembro
- Acidente em SP, morte professor Junerlei, estupro em circo: veja como foi o mês de novembro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.