PH Revista: 15 anos de Ana Clara Feijó
E mais: Centro Histórico esquecido
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
Como os prefeitos devem governar
Este mês semana marca o início efetivo de um novo ciclo político local, com a posse, no dia 1º de janeiro, dos novos mandatos de prefeitos.
Algumas premissas são fundamentais para o início de um governo bem-sucedido. Em primeiro lugar, a coordenação efetiva do governo deve ser firmemente estruturada na relação hierárquica entre o gabinete do prefeito e o conjunto de secretários.
Muitos municípios maranhenses contam com uma Secretaria de Governo ou de Relações Institucionais responsável por essa função de coordenação política.
2 Em segundo lugar, é indispensável que o governo estabeleça um sistema objetivo e eficaz de monitoramento de metas e resultados.
Esse sistema deve ser capaz de controlar, no cotidiano, o fluxo das decisões governamentais.
Embora seja esperado que todo prefeito apresente à sociedade os resultados dos primeiros 100 dias de gestão, cada realidade impõe desafios particulares.
Assim, a definição das metas iniciais deve estar alinhada às demandas sociais e políticas específicas de cada município.
3 Em terceiro lugar, as prefeituras precisam promover reuniões e um processo participativo vinculado à formulação de um novo Plano Plurianual (PPA).
A qualidade de um PPA depende da capacidade da gestão de mobilizar internamente sua equipe, considerando o programa de governo defendido durante a campanha eleitoral e como as novas metas podem dialogar com os objetivos definidos no PPA anterior.
4 Em quarto lugar, as eleições municipais demonstraram que não se pode mais ignorar a força da comunicação e do marketing político.
Isso significa que as prefeituras deverão desenvolver um Plano de Comunicação e Inteligência (PCI), voltado para a gestão da imagem institucional, publicidade e para a disputa em tempo real de narrativas nas redes sociais.
Tornou-se essencial monitorar as redes sociais como uma dimensão estratégica de inteligência política.
Um dos erros mais frequentes entre os prefeitos que não conseguiram a reeleição foi negligenciar a integração estratégica entre sua imagem nas redes e a dos secretários no dia a dia da administração.
5 Por fim, um recurso indispensável de inteligência política continua sendo a realização periódica de pesquisas de opinião para aprofundar a compreensão sobre os preditores do voto e a percepção da gestão, avaliando o desempenho das pastas e dos secretários.
Além disso, permitem mapear tendências e identificar os temas que mais preocupam os eleitores.
Que em 2025 tenhamos bons governos conduzidos por prefeitos e prefeitas que honrem o compromisso assumido nas urnas!
Grande impulso
O feito histórico de Ainda Estou Aqui, primeiro título brasileiro e falado em português a ser selecionado para concorrer na principal categoria do Oscar, a de melhor filme, orgulha e descortina possibilidades para uma maior valorização do cinema nacional.
Não apenas no Exterior, mas no próprio Brasil, onde o número de espectadores que vão às salas espalhadas pelo país para assistir a produções locais varia do ínfimo ao pequeno.
As três indicações na mais badalada premiação da indústria cinematográfica mundial têm o potencial de aumentar o apoio de financiadores por serem uma prova de que a sétima arte aqui produzida tem qualidade e potencial de abrir novos mercados. Além de darem um empurrão à carreira internacional de atores e atrizes de talento indiscutível.
A película dirigida por Walter Salles está ainda na disputa de melhor filme internacional, e Fernanda Torres briga pela distinção de melhor atriz pela interpretação da protagonista Eunice Paiva, mulher do ex-deputado Rubens Paiva, sequestrado, torturado e morto pela ditadura militar.
DE RELANCE
Uma vitória maranhense
Um dos mais bem sucedidos empresários maranhenses, com um histórico pessoal de grandes conquistas empresariais no Maranhão e em alguns dos principais estados brasileiros, Luiz Carlos Cantanhede Fernandes inaugurou 2025 com uma grande vitória.
O governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro oficializou no último dia 10, a assinatura do contrato com o Consórcio Rio Barcas, vencedor da licitação para operar o sistema de transporte aquaviário no estado.
A cerimônia foi realizada no Palácio Guanabara e contou com a presença do governador, do secretário estadual de transporte, Washington Reis, do secretário executivo de Niterói, Felipe Peixoto e de representantes do consórcio, entre os quais Luiz Carlos Cantanhede Fernandes.
O consórcio é liderado pela BK Consultoria, mas também conta com a Internacional Marítima, a Innovia Soluções Inteligentes e a Sudeste Navegação.
O acordo tem validade de cinco anos e foi assinado por Pierre Rafiki Orfali, presidente da BK Consultoria, e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, presidente da Internacional Marítima.
A transição entre a atual operadora e o novo Consórcio deverá ocorrer até o final de fevereiro deste ano.
Deus e o diabo
Um famoso filme francês estrelado por Brigitte Bardot, correu o mundo com o sugestivo título de “E Deus criou a mulher”. Agora um texto que circula na Internet encarrega-se de mostrar que Deus criou a mulher, mas o diabo deu uma mãozinha. Vejamos:
1) Deus deu à mulher cabelos sedosos e esvoaçantes. O diabo deu pontas duplas e ressecadas;
2) Deus deu à mulher seios firmes e bonitos. O diabo os fez crescer e cair;
3) Deus deu à mulher corpo esbelto e provocante. O diabo inventou a celulite, as estrias e o culote;
4) Deus deu à mulher músculos perfeitos. O diabo os cobriu com lipoglicerídios;
5) Deus deu à mulher voz suave, doce e melodiosa. O diabo a fez falar demais;
6) Deus deu à mulher um temperamento dócil. O diabo inventou a TPM;
7) Deus deu à mulher um andar elegante. O diabo investiu no salto alto;
8) Deus deu à mulher uma infinita beleza interior. O diabo fez o homem perceber só o lado de fora;
9) Deus deu à mulher Vinícius de Moraes para louvá-la. O diabo deu todos os outros para machucar sua sensibilidade.
Conclusão: o diabo não gosta de mulher.
Situação de emergência
Muitos prefeitos, cujos mandatos terminaram no final do ano passado, deixaram as comunas em situação de calamidade pública.
Não cumpriram a Lei de Responsabilidade Fiscal, desviaram recursos públicos de maneira despudorada e não cuidaram, como era de se esperar, dos serviços mais necessários e prementes da população, como saúde e educação.
Transmitiram, portanto, aos sucessores, verdadeiras heranças malditas e sem o cumprimento das corriqueiras formalidades legais, o que tem levado os novos gestores – não todos, é verdade – a lançarem mão de um recurso que a administração pública prevê e recomenda denominado Situação de Emergência.
Tais prefeitos, também com propósitos ou intenções dolosas, decretam o expediente da Situação de Emergência, para, como base nele, em caráter de urgência, contratar serviços e comprar materiais e equipamentos sem necessidade de recorrer à licitação pública
Patrimônio Cultural
O Carnaval está chegando. E com ele aumenta a expectativa de que haja crescimento do número de turistas em São Luís.
Mas não se pode afirmar que os maranhenses estejam muito orgulhosos em mostrar o rico patrimônio arquitetônico da cidade, a começar pelo seu Centro Histórico, que anda esquecido pelas autoridades, com os casarões desabando ou virando estacionamentos, infelizmente.
O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aponta a descontinuidade do programa de requalificação como a grande vilã que está condenando o trabalho que ali foi desenvolvido ao longo dos últimos 20 anos.
Patrimônio Cultural...2
Vale mencionar que temos mil imóveis de área tombada federal, 1.440 inscritos na Unesco e 5.500 de responsabilidade do Estado, os quais merecem atenção especial.
O descaso com o nosso patrimônio causa a pior impressão aos turistas que nos visitam. Ao percorrerem becos e ladeiras do Centro Histórico, eles se depararam, inevitavelmente, com a falta de manutenção dessas preciosidades históricas.
Ame sem explicação
Da internet, recebo mensagens atribuídas a Madre Tereza de Calcutá, que merecem uma reflexão:
1) Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação.
2) Às vezes pensamos que a pobreza é apenas fome, nudez e desabrigo. A pobreza de não ser desejado, não ser amado e não ser cuidado é a maior pobreza.
3) Não sei ao certo como é o paraíso, mas sei que quando morrermos e chegar o tempo de Deus nos julgar, Ele não perguntará quantas coisas boas você fez em sua vida, antes, Ele perguntará quanto amor você colocou naquilo que fez.
Parece, mas não é
Nem tudo o que parece é. Por isso, aproveite as dicas do professor de português e, na próxima vez que for utilizar um desses clichês a seguir, saiba pelo menos qual era a forma original do ditado.
“Esse menino não para quieto, parece que tem bicho-carpinteiro” (o correto: Esse menino não para quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro); “Batatinha, quando nasce, esparrama pelo chão” (Batatinha, quando nasce, espalha a rama pelo chão); “Cor de burro quando foge” (Corro de burro quando foge); “Quem tem boca vai a Roma” (Quem tem boca vaia Roma, isto mesmo, do verbo vaiar, vaiar os poderosos da época); “Cuspido e escarrado”, quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa (Esculpido em carrara, que é um tipo de mármore); e, finalmente: “Quem não tem cão, caça com gato” (Quem não tem cão, caça como gato).
Genialidade
Nicolau Maquiavel, nascido e falecido em Florença, 1469-1527, é reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pela simples manobra de escrever sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser.
E é dele este sábio pensamento, escrito naquela época, mas que continua muito atual: “Os homens são tão simplórios, e se deixam de tal forma dominar pelas necessidades do momento, que aquele que saiba enganar achará sempre quem se deixe enganar”.
Centro Histórico esquecido
Quem circulou no Centro Histórico de São Luís no fim do ano viu que Natal e Ano Novo formavam no trecho uma parceria encantadora. O festival de cores entre a Praia Grande e a Avenida Pedro II, era tão exuberante quanto encantador.
Mas a banda bela integrava algumas ‘ilhas’ no conjunto que pede socorro.
Quem traça a moldura do cenário é um antigo morador da área, com mais de 80 anos de idade. Ele lembra que em dezembro de 1997 o Centro Histórico de São Luís foi reconhecido como Patrimônio Histórico da Humanidade, pela Unesco. Mas ainda não foi olhado como merece.
– As ilhas de beleza são importantes para manter a nossa estampa viva. Mas há vários espaços abandonados. Do tombamento para cá fizeram alguma coisa, mas muito pouco.
No Columbia Women's Leadership
A 1ª subdefensora-geral do Maranhão, Cristiane Marques, foi selecionada para o Programa “Columbia Women's Leadership Network in Brazil”, que desenvolve uma rede de mulheres para contribuir com a transformação do Brasil.
A iniciativa selecionou 30 mulheres brasileiras para formação em liderança, gestão e frentes de impacto social, entre mais de 400 candidatas de todo o país. Essas lideranças participarão de aulas e atividades no Brasil e no campus da Universidade de Columbia, na cidade de Nova York (EUA).
Dentre as escolhidas, Cristiane Marques é a única representante maranhense que irá compor a rede global de mulheres nesta edição do programa.
Um orgulho para o Maranhão e para a Defensoria Pública do Estado.
Para escrever na pedra:
“Arrependemo-nos raramente de falar pouco, e muito frequentemente de falar demais”. De La Bruijére (1645 - 1696)
TRIVIAL VARIADO
Mesmo com a chuva que caiu sobre a cidade, o restaurante Mamma viveu ontem (sexta-feira) uma esplêndida noite com a presença de muita gente badalada da sociedade maranhense.
Por lá foram vistos, Graça e Osmir Sampaio, que passam o próximo fim de semana em Brasília, Cida e José Aparecido Valadão com Thatiana e César Bandeira anunciando que vão passar os dias de Carnaval em Lisboa.
Ainda no Mamma, a sempre charmosa Isabela Murad (com um grupo de amigos), Renata Parente e Vinicius Motta.
Será na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Olho d´Água, a Missa de Sétimo Dia em memória dos irmãos Lâmia Ayoub Omena e Emílio Ayoub, no domingo (26), às 16h30.
A CAV, empório de vinhos de Arthur Benazzi, na Rua dos Sambaquis (Calhau) está com este fim de semana bem movimentada, por conta dos almoços que está promovendo às sextas-feiras e sábados, com sugestões gastronômicas do Chef Daniel Coutinho.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.