BACABAL - Uma equipe técnica do Ministério da Agricultura esteve ontem (24) em Bacabal. Os técnicos vieram realizar uma auditoria nos dados nos dados da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A auditoria foi pedida pelo governo do Estado e, além de Bacabal, está sendo realizada em São Luis, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú e Timon. O objetivo é que, após as análises dos dados, o Maranhão passe do status de "Médio Risco" para a condição de "Livre com Vacinação".
Segundo Edilene Araújo, chefe da unidade local da Aged, o trabalho dos técnicos foi realizado conforme o programado. Quanto aos resultados, Edilene enfatiza: "os técnicos do Ministério realizaram trabalhos aqui na agência da Aged e no campo. Os dados só serão divulgados depois de analisados em Brasília".
A classificação quanto à febre aftosa no rebanho compreende seis estágios: Risco Não Classificado ou Não Conhecido; Alto Risco; Médio Risco; Baixo Risco (livre com vacinação); Risco Mínimo e Livre sem Vacinação. Há cinco anos o Maranhão está classificado no status "Médio Risco". A expectativa é que após essa auditoria o Ministério da Agricultura classifique o Estado no status "Livre Sem Vacinação". O último de febre aftosa registrado no Maranhão, segundo a Aged, foi no ano de 2001 no município de Eugênio Barros.
Saiba Mais
- Carga de chumbinho é apreendida na cidade de Riachão
- Veterinários têm até 30 de setembro para se recadastrarem no PNCEBT-MA
- Aged fiscaliza cumprimento do vazio sanitário da soja no Maranhão
- Selo de inspeção estadual garante laticínios próprios para o consumo
- Balsas: agrotóxicos ilegais são apreendidos pela Aged
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.