Ministério do Turismo reúne lideranças em Barreirinhas e discute potencial turístico
No primeiro dia do evento, a equipe técnica do Ministério apresentou informações sobre a Lei Geral do Turismo, o Sistema Nacional de Turismo e o Plano Nacional de Turismo; as ações continuam nesta quarta.
BARREIRINHAS - Com o objetivo de impulsionar o turismo nos municípios maranhenses, o Ministério do Turismo apresentou, nesta terça-feira (25), o “Programa de Regionalização do Turismo em Ação: Mapa do Turismo até Você!”. A iniciativa itinerante leva conhecimento técnico e suporte especializado a lideranças locais, promovendo a integração de cidades ao Mapa do Turismo Brasileiro - ferramenta estratégica que norteia políticas públicas do órgão do governo federal.
A ação tem o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e faz parte da programação do II Encontro de Gestores dos Polos Turísticos do Maranhão, realizado em Barreirinhas (MA). O município é uma das principais portas de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural.
“Esse é um momento importante para nós, de poder estar atuando de perto e tendo esse contato com os gestores municipais, que são efetivamente quem recebe os turistas. E ter todo esse apoio só mostra o quanto as políticas públicas em turismo podem dar certo e são fundamentais para elevar a qualidade de vida de toda a comunidade que se beneficia desse setor tão rico que é o turismo”, pontuou a coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura.
Leia também: Barreirinhas recebe ações do Ministério do Turismo nesta terça
Atualmente, 60 cidades maranhenses constam do Mapa do Turismo Brasileiro, sendo 15% delas categorizadas como “Municípios Turísticos”. Outros 81% são classificados como “Municípios com oferta turística complementar”, e 3%, na condição de “Municípios de apoio turístico”.
“Nossa intenção é que mais destinos turísticos maranhenses avancem em sua estruturação para que, assim, façam parte do Mapa, onde ele terá acesso a recursos federais para impulsionar o setor de forma qualificada, gerando promoção, emprego e renda”, afirmou a secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Cristiane Sampaio.
A inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro garante aos municípios não apenas participação na Política Nacional de Turismo, mas também diversas oportunidades. Isso beneficia a gestão pública, que pode apresentar projetos, participar de programas do Ministério do Turismo e ter acesso a linhas de crédito diferenciadas por meio do Fundo Geral do Turismo (Novo Fungetur).
“Estamos trabalhando com todos os gestores, os vários polos turísticos do Maranhão, onde iremos discutir esse envolvimento de todos os polos com o Mapa do Turismo. Porque turismo é desenvolvimento econômico e social. Precisamos desenvolver um olhar junto ao estado, aos municípios e ao Ministério do Turismo, essas três instâncias que fazem o turismo acontecer”, ressaltou a secretária de Estado do Turismo do Maranhão, Socorro Araújo.
Com mais de 70% do turismo do estado sendo feito por moradores do próprio Maranhão, fortalecer parcerias entre as Instâncias de Governança Regionais (IGR) é fundamental, como ressaltou o presidente da IGR Lençóis e Delta, Patrick Araújo. “Esse é um espaço de diálogo com gestores públicos e a iniciativa privada para a integração de ações que construam o turismo maranhense mais forte, mais resiliente, priorizando sempre o setor, já que o estado tem essa vocação turística”, frisou.
O EVENTO - No primeiro dia do evento, a equipe técnica do Ministério apresentou informações sobre a Lei Geral do Turismo, o Sistema Nacional de Turismo e o Plano Nacional de Turismo, além de promover debates sobre governança e a captação de recursos. Foram realizados, também, atendimentos personalizados, alcançando desde prefeitos e secretários de Turismo a empresários e representantes da sociedade civil ligados ao setor.
O secretário de Turismo de Santo Amaro (MA), Jackson de Souza, destacou o papel do ramo na preservação do meio ambiente. “Temos que focar e desenvolver o turismo em nossa região, pois temos um lugar único em nossas mãos, por meio de um turismo sustentável e consciente para garantir que as próximas gerações possam aproveitar essa riqueza natural”, pontuou.
Durante o Encontro de Gestores, foram lançados, ainda, o Polo Turístico Sertão Maranhense, que se junta a outros 10 polos turísticos locais; e, também, novos roteiros integrados, que vão aprimorar o suporte a visitantes, além de promover um trabalho coletivo de melhoria do turismo maranhense.
Saiba Mais
- Justiça Federal determina regularização de pousada construída às margens do Rio Preguiças, em Barreirinhas
- MPF pede suspensão de loteamento nos Lençóis Maranhenses
- “Saúde e infraestrutura serão prioridades na minha gestão”, diz prefeito eleito de Barreirinhas
- Lençóis Instrumental 2024 ocorre nesta sexta-feira (9) em Barreirinhas; Veja programação completa
- Justiça é acionada para suspender empréstimo milionário de município
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.