BRASÍLIA – Uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (6) mostra que apenas 8% dos eleitores brasileiros preferem o senador Flávio Bolsonaro (PL) como o nome apoiado por Jair Bolsonaro para a disputa presidencial de 2026.
Os dados foram coletados entre 2 e 4 de dezembro, antes do anúncio público feito por Flávio declarando ter sido escolhido pelo pai para representar o PL na corrida pelo Planalto. O instituto ouviu 2.002 eleitores de 16 anos ou mais em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com o levantamento, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) é a favorita entre os nomes ligados ao ex-presidente, com 22% das intenções de apoio.
Em segundo lugar aparece o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 20%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Preferência dos eleitores para apoio de Bolsonaro
A pesquisa perguntou quem Jair Bolsonaro deveria apoiar caso não pudesse ser candidato. Os resultados foram:
- Michelle Bolsonaro (PL): 22%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 20%
- Ratinho Jr. (PSD): 12%
- Eduardo Bolsonaro (PL): 9%
- Flávio Bolsonaro (PL): 8%
- Ronaldo Caiado (União Brasil): 6%
- Romeu Zema (Novo): 4%
- Lula (PT): 1%
- Nenhum: 10%
- Não sabem: 8%
A baixa preferência por Flávio Bolsonaro, contrastando com o favoritismo de Michelle e Tarcísio, evidencia uma resistência do eleitorado ao nome escolhido por Jair Bolsonaro para 2026.
Metade dos eleitores rejeita candidato apoiado por Bolsonaro
O levantamento aponta ainda que 50% dos entrevistados não votariam em um nome apoiado pelo ex-presidente. Outros 26% afirmaram que votariam com certeza e 21% disseram que talvez votariam. Para 3%, não houve resposta.
Analistas apontam que esse dado reforça os limites do bolsonarismo fora da figura central de Jair Bolsonaro, especialmente diante das mudanças recentes no cenário político.
Entre bolsonaristas fiéis, Michelle dispara
Entre os eleitores classificados pelo Datafolha como “bolsonaristas fiéis” - um grupo estimado em 20% do eleitorado - a preferência por Michelle Bolsonaro cresce ainda mais.
Veja os números dentro desse segmento:
- Michelle Bolsonaro (PL): 35%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 30%
- Eduardo Bolsonaro (PL): 14%
- Flávio Bolsonaro (PL): 9%
- Ronaldo Caiado (União Brasil): 4%
- Romeu Zema (Novo): 2%
Os dados mostram que, mesmo entre apoiadores mais firmes, Flávio Bolsonaro permanece em posição secundária, enquanto Michelle e Tarcísio aparecem como nomes mais competitivos para 2026.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.